De uma forma completamente discreta, sem qualquer anúncio da marca, a linha 2020 dos Renault Sandero e Logan já chegou às concessionárias com uma novidade importante para quem gosta de tecnologia: a central multimídia Media Evolution passa a ter integração com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, o que aprimora consideravelmente a experiência de espelhamento de smartphones direto na tela da central multimídia e confere mais conveniência, praticidade e segurança para utilizar diversos aplicativos, incluindo os de navegação como o Waze.

O aparelho de infoentretenimento da Renault foi lançado em 2012 e, em 2015, passou a suportar aplicativos de celular, informações de trânsito e agora é compatível com os sistemas operacionais dos celulares mais vendidos do mundo.

A tela permanece a mesma, com 7", e também exibe a imagem da câmera de ré em versões dotadas do recurso. A central multimídia também conta com entrada USB, a qual é necessária para conectar os cabos de dados dos celulares para ativar os sistemas de espelhamento, e botões físicos para ajuste do volume, o que facilita a operação.

Outra ação importante da Renault com a chegada da linha 2020 do hatch e do sedã foi a redução de preço. O Sandero Expression 1.0, por exemplo, ficou R$ 5.595 mais barato. Acompanhe abaixo os novos valores que figuram no site comercial da marca: 

Sandero Authentique 1.0: R$ 45.215 (menos R$ 675)

Sandero Expression 1.0: R$ 47.495 (menos R$ 5.595)

Sandero GT Line 1.0: R$ 48.850 (menos R$ 940)

Sandero Expression 1.6: R$ 52.115 (menos R$ 5.475)

Sandero Stepway Dynamique: R$ 60.680 (menos R$ 3.610)

Sandero R.S.: R$ 65.300 (menos R$ 2.490)

Logan Authentique 1.0: R$ 48.540 (menos R$ 950)

Logan Expression Avantage 1.0: R$ 51.670 (menos R$ 3.820)

Logan Expression 1.0: R$ 49.420 (menos R$ 4.070)

Logan Expression 1.6: R$ 54.425 (menos R$ 4.065) 

Mais novidades a caminho 

Ainda para este ano é muito provável que a Renault lance no mercado um facelift para o hatch e o sedan, seguindo grande parte das atualizações que os modelos receberam na Europa com algumas novidades pensadas exclusivamente para o mercado brasileiro, como um desenho próprio para as lanternas.

Algo muito aguardado, contudo, será a introdução do câmbio automático CVT para o Logan e o Sandero, o que dará mais competitividade comercial à dupla, uma vez que a caixa automática é um item cada vez mais desejado pelos brasileiros em qualquer segmento.

A Renault chegou a oferecer uma transmissão automatizada para seus modelos compactos, porém esse tipo de câmbio não conta com boa aceitação, o que fez a marca mudar sua estratégia. De qualquer forma, vale a pena aguardar pela novidade uma vez que, com o bom motor 1.6 SCe, o câmbio automático CVT deverá conferir uma boa eficiência aos dois modelos, com desempenho aceitável e baixo consumo.

 

 

Acima%20a%20central%20multimídia%20amplamente%20usada%20pela%20Renault%20em%20sua%20gama%20nacional
Acima a central multimídia amplamente usada pela Renault em sua gama nacional
Imagem: Divulgação

 

 

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw