Stellantis não tem intenção de reviver marca Dodge no Brasil

Empresa revelou nesta semana o Hornet nos EUA, porém sem planos para o Brasil
Dodge Hornet GT

Dodge Hornet GT | Imagem: Divulgação

A semana foi movimentada para a marca Dodge nos EUA, que, entre outras novidades, como a volta do poderoso Durango SRT Hellcat, também apresentou o Hornet, um irmão do Alfa Romeo Tonale para a fabricante norte-americana e que tem como proposta ser um SUV esportivo mais acessível. 

O Dodge Hornet foi apresentado em duas configurações. A GT será a versão de entrada, contando com o motor 2.0 turbo de 271 cv (268 hp) e 40,7 kgfm de torque. O câmbio é o automático de 9 marchas operando em conjunto com um sistema de tração integral. Segundo a Dodge, o Hornet GT será capaz de acelerar de 0 a 96 km/h (60 mph) em 6,5 segundos. 

Já a versão de alto desempenho, a qual chegará ao mercado norte-americano apenas em 2023, será a híbrida R/T, que associa o motor 1.3 turbo da Stellantis com um propulsor elétrico resultando em potência combinada acima de 285 cv e 52,9 kgfm de torque. 

Com o modo “PowerShot” ativado, o Hornet R/T será capaz de acelerar de 0 a 96 km/h em 6,1 segundos, contando ainda com uma autonomia em modo 100% elétrico na casa de 48 km. Trata-se, portanto, de um conjunto mecânico semelhante ao do Jeep Compass 4xe comercializado no Brasil. 

Apesar de esforços recentes da Stellantis para conferir um novo fôlego à marca Dodge ao menos na América do Norte – vale, inclusive, lembrar o retorno do Journey ao mercado mexicano – aqui no Brasil o conglomerado não tem planos para voltar a operar a Dodge em nosso país, segundo apurou o AUTOO

Dodge Hornet GT
Dodge Hornet GT
Imagem: Divulgação

A Dodge tem uma história interessante no Brasil, começando a produzir o sedã Dart em 1969, assim como, em um período mais recente, movimentou a categoria de picapes médias com a fabricação local da Dakota, realizada de 1998 até 2001. 

Em uma fase mais recente, a Dodge contou com a boa aceitação de modelos como o Journey, uma interessante opção de crossover 7 lugares. 

Preservada dentro do portfólio da Stellantis para atuar em um nicho de mercado bastante específico, caberá à Dodge na América do Norte oferecer automóveis com foco no apelo esportivo, porém sem exagerar nos preços. 

A receita, entretanto, parece difícil de se tornar viável comercialmente no Brasil, o que é uma pena, em especial considerando o legado que a Dodge deixou registrado por aqui. 

Dodge Hornet GT
Dodge Hornet GT
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa