Strada sobe em fevereiro enquanto o Ka cai para 30º lugar no ranking de vendas

Fiat abre vantagem em relação à Volkswagen e lidera em 2021. Sem produtos nacionais, Ford fecha o mês na 10ª colocação
Mesmo sem a primeira geração, picape Strada continua vendendo mais. Fora de linha, Ka vai se despedindo do ranking

Mesmo sem a primeira geração, picape Strada continua vendendo mais. Fora de linha, Ka vai se despedindo do ranking | Imagem: Divulgação

Em meio aos efeitos do isolamento social, e também de problemas com falta de componentes, as vendas de veículos no Brasil em fevereiro apresentaram queda de 18% em relação ao mesmo período de 2020, o último antes da pandemia.

Foram emplacados 158 mil automóveis e comerciais leves, redução de 3% se comparado a janeiro. A Fiat ampliou sua vantagem em relação a Volkswagen e é a líder com folga neste ano. A marca acumula 64,4 mil emplacamentos em 2021 contra 53,8 mil da rival alemã.

Mais vendida nos anos anteriores, a Chevrolet começou o ano patinando. No primeiro bimestre acumula apenas 51,5 mil carros vendidos, 18 mil a menos que no início de 2020. A queda significativa é causada sobretudo pelo Onix, seu modelo mais vendido, que perdeu mais de 14 mil emplacamentos este ano se comparado ao período anterior.

O Onix segue em primeiro lugar, mas a picape Strada se aproximou em feveriro. Se em janeiro a distância entre os dois era de pouco mais de 1.300 unidades, no mês passado ela foi de 890 veículos. No acumulado do ano, o hatch compacto ainda tem uma boa margem, agora levemente ampliada.

Além do bom desempenho da Strada, a Fiat ainda emplacou mais três modelos entre os 10 mais vendidos do Brasil, a picape Toro, o hatch Argo e o compacto Mobi.

Entre os SUVs compactos, tanto Renegade quanto T-Cross tiveram quedas, enquanto o Tracker, Creta, HR-V e Kicks ampliaram seus emplacamentos. O quadro, no entanto, segue praticamente inalterado.

Chevrolet Onix 2021
Chevrolet Onix 2021
Imagem: Divulgação

10ª mais vendida em fevereiro, Ford cai pelas tabelas

Como previsto, a Ford continua firme em direção ao fundo do ranking. A marca norte-americana, que passou a ser uma importadora após fechar as fábricas do EcoSport e do Ka, terminou fevereiro com somente 3.739 veículos emplacados, 2 mil unidades a menos que a Nissan, a 9ª colocada.

Por muitos anos a 4ª marca mais vendida do país, a Ford já vinha sofrendo para se manter no topo do ranking. Primeiro sem os modelos globais como Fiesta, Focus e Fusion e agora sem seus compactos nacionais, a empresa viu seu portfólio minguar e agora oferece apenas a picape Ranger, o SUV chinês Territory e o já antigo Edge, além do esportivo Mustang.

Mais vendido Ford no Brasil, o hatch Ka foi apenas o 30º colocado no ranking geral de fevereiro, com 1.488 unidades emplacadas. No ano passado, nesse mesmo o mês, o modelo havia vendido 8.183 exemplares.

O Ka, seu irmão sedã e o Eco ainda contribuíram para evitar um buraco maior (61% dos emplacamentos de fevereiro foram dos três), mas à medida que os estoques se esgotarem, a marca deve continuar sua jornada rumo ao ostracismo.

Com uma rede de concessionária numerosa prestes a encolher, a Ford aposta suas fichas no SUV Bronco, que virá do México, e em futuros modelos premium como a picape Maverick.

Confira nossas páginas especiais do ranking 2021

Marcas mais vendidas de 2021
Veículos mais vendidos de 2021
SUVs compactos mais vendidos de 2021

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa