SUV de alto desempenho da Ferrari está previsto para 2022

Unidades utilizadas em teste para desenvolvimento da novidade já foram flagradas ao redor da sede da empresa
Projeção de como ficaria um SUV da Ferrari: marca já reconheceu que trabalha na ideia

Projeção de como ficaria um SUV da Ferrari: marca já reconheceu que trabalha na ideia | Imagem: Theophilus Schin

Marca que tornou-se uma referência quando falamos de veículos de alto desempenho, a Ferrari pode ter se mantido reticente sobre o assunto, mas o sucesso e o desejo cada vez maior dos consumidores por SUVs fará a tradicional empresa italiana se render ao segmento em breve.

Segundo destaca o Autocar nesta semana, unidades utilizadas para o desenvolvimento desse novo produto (apelidadas de “mulas” no jargão técnico) já são vistas ao redor da sede da marca em Maranello.

Chamado internamente pela marca de projeto 175, destaca a revista inglesa, o futuro SUV de alto desempenho integra o pacote com 15 novos modelos que a Ferrari planeja lançar até 2023. Esses modelos, de forma geral, vão utilizar duas plataformas distintas dentro da fabricante dependendo do apelo do carro. Uma dessas arquiteturas contempla o motor instalado na posição central e atenderá a linha de esportividade extrema, como é o caso do futuro F8 Tributo. A outra plataforma, por sua vez, adota motorização central-dianteira e é destinada a modelos mais versáteis, como um GT 4 lugares, por exemplo. Essa plataforma em questão é a que está sendo aplicada no desenvolvimento do SUV.

Ferrari Portofino 2018
Ferrari Portofino 2018
Imagem: Divulgação

As duas arquiteturas podem suportar motores V6, V8 e V12 com ou sem hibridização. O câmbio é uma caixa de dupla embreagem transeixo e a tração pode ser integral ou traseira. O entre-eixos também pode ser alterado nas duas plataformas dependendo da aplicação do modelo.

Até o momento é fortemente cogitado o nome Purosangue para o futuro SUV da Ferrari. O modelo terá como concorrentes modelos de alta performance ou nível superior de luxo tais como o Aston Martin DBX, Bentley Bentayga, Lamborghini Urus, entre outros.

“O grande desafio será inaugurar um segmento totalmente novo para a Ferrari. Nós vamos nos deparar com desafios totalmente novos em termos de engenharia”, explicou Michael Leiters, responsável pela área técnica (CTO) da Ferrari, em entrevista para a Autocar

“Estou convencido com o projeto desse carro e o seu conceito técnico. Eu acho que chegamos a um conceito e um pacote que, de um lado aplica-se a um verdadeiro SUV e vai convencer os atuais donos de modelos desse tipo a comprá-lo, mas, por outro lado, é capaz de entregar uma imensa diferenciação de conceito em relação aos SUVs já existentes”, acrescenta Leiters. 

Entre os bastidores, é cogitada a oferta de uma versão V12 para o SUV, bem como uma variante híbrida plug-in que deverá tomar como base um novo motor V6 turbo em desenvolvimento pela Ferrari. A previsão é que o inédito SUV da marca seja revelado em 2022.

Motor 3.9 V8 biturbo da Ferrari, eleito o melhor do mundo em 2018
Motor 3.9 V8 biturbo da Ferrari, eleito o melhor do mundo em 2018
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!