Tesla começará produção de carros na China

Quarta fábrica da montadora fica em Xangai e tem meta de 1000 veículos por semana
Tesla Model 3

Tesla Model 3 | Imagem: Divulgação

O governo chinês oficialmente autorizou a Tesla a iniciar a produção de veículos na fábrica de Xangai, a segunda da montadora. Segundo informações da Reuters, as operações devem iniciar no final de outubro.

Com objetivo de suprir a alta procura do mercado chinês e aumentar a carga produtiva de seus modelos, a Tesla pretende fabricar 1.000 exemplares do Model 3 por semana na planta baseada em Xangai. Outra vantagem da produção local estaria em esquivar-se das altas tarifas de importação que os carros da Tesla sofriam, por ter origem americana.

Segundo a reportagem, sem essas taxas, há uma redução de 10% no preço dos carros - em média, são 14 mil dólares a menos. Com investimento de 2 bilhões de dólares, a quarta fábrica da montadora tem capacidade de produzir 250 mil unidades ao ano. Além dos carros, ela também terá capacidade para fabricar as baterias.

Inicialmente, somente o Model 3 será feito em Xangai. Mas com o lançamento do SUV compacto Model Y, a fábrica entra em uma segunda fase de produção, subindo para capacidade de 500 mil unidades ao ano.

A GigaFactory 3 foi construída em 5 meses, com obras iniciadas em janeiro deste ano em terreno de 86 hectares. As outras fábricas da Tesla ficam em Freemont, Califórnia, onde são produzidos Model S, Model 3 e Model X. Em Reno, Nevada, e Buffalo, Nova Iorque, são produzidas baterias e painéis de captação de luz solar. Ainda existe uma estrutura de montagem em Tilburg, na Holanda, que serve de base para o mercado europeu.

Ainda falando de Europa, Elon Musk há tempos fala sobre planos de uma futura GigaFactory para ser criada no continente. No Twitter, ele disse que a preferência estaria para a Alemanha, próxima à fronteira com França e região do Benelux - Holanda, Luxemburgo e Bélgica. No entanto, não há nenhuma confirmação.

Tesla Model Y 2020
Tesla Model Y 2020
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!