Será o fim do Toyota Etios no Brasil? Jornal diz que sim

Hatch e sedã já tiveram algumas versões cortadas. Modelos podem ser descontinuados para a chegada do Corolla Cross
Toyota Etios Sedã 2021

Toyota Etios Sedã 2021 | Imagem: Divulgação

Lançado no Brasil em 2012, o Toyota Etios não conseguiu repetir o sucesso de outros modelos da marca como Corolla e Hilux no mercado brasileiro. Enquanto hatch e sedã tinham um bom custo-benefício e dirigibilidade bem acertada, não agradou a todos com um visual idealizado também para o mercado indiano. Agora, o fim da dupla pode estar próximo.

Segundo os colegas do Jornal do Carro, dentro de seis meses a Toyota deve dar início à produção do Corolla Cross, SUV derivado da plataforma do sedã mais vendido da empresa. Com isso a produção dos Etios hatch e sedã deve ser finalizada em breve. No entanto, vale lembrar que coube a dupla inaugurar as operações da planta de Sorocaba (SP), onde o novo Corolla Cross deve ser fabricado futuramente.

Toyota Etios 2019
Toyota Etios hatch
Imagem: Divulgação

Desde o começo de 2020, o destino do Toyota Etios foi se tornando cada vez mais nebuloso. Em abril, a marca anunciou que tiraria hatch e sedã de linha na Índia, alegando baixos volumes de venda. No entanto, até mesmo o Corolla deixaria aquele mercado por conta de um acordo da empresa com a Suzuki para a venda de carros da última sob a bandeira da Toyota por lá.

Em agosto, a linha 2021 do Toyota Etios foi apresentada, ganhando uma atualização na central multimídia, o que melhorou a conectividade do modelo e deu esperanças para uma sobrevida. No entanto, no início de outubro, as versões X de entrada do hatch e do sedã deixaram de constar no site oficial da marca, tirando a opção 1.3 para o primeiro e ficando apenas com o motor 1.5. A movimentação evidenciou o enxugamento da linha, indicando uma possível aposentadoria em breve.

Toyota Etios 2021
Painel do Toyota Etios 2021
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!