Toyota quer produzir híbrido Prius no Brasil

Para executivo da montadora, tecnologia limpa tem que ser incentivada, mas depende de incentivos fiscais

Toyota Prius | Imagem: Toyota

A Toyota planeja produzir o híbrido Prius no Brasil caso o governo federal aprove incentivos fiscais para modelos ecológicos. A informação foi divulgada por Luiz Carlos Andrade Júnior, vice-presidente da fabricante, à agência Reuters.

Andrade Júnior esteve em reunião com Márcio Holland, secretário do Ministério da Fazenda, nesta terça-feira em Brasília. A Toyota sondou o governo a respeito de possíveis incentivos tributários que compensariam o alto custo de produção desse tipo de veículo: “uma tecnologia como essa tem de ser incentivada”, disse Andrade.

O Prius é o hoje o modelo híbrido de maior sucesso no mundo. Ele combina um motor a gasolina com um elétrico que funciona em alguns regimes de potência. O modelo está à venda no Brasil desde o começo do ano com preço de R$ 121 mil – nos Estados Unidos, por exemplo, ele sai por cerca de R$ 53 mil.

A Anfavea enviou há alguns meses um memorando para o governo com sugestões para viabilizar a fabricação de híbridos e elétricos dentro do programa Inovar-Auto, mas até agora não houve um posicionamento oficial a respeito.