Uber e Volvo apresentam o XC90 autônomo de produção

Carro será utilizado nos serviços de transporte compartilhado da empresa e já está pronto para ser produzido em escala
Volvo XC90 2020

Volvo XC90 2020 | Imagem: Divulgação

A Volvo e a Uber apresentaram o primeiro carro autônomo desenvolvido em conjunto pelas duas companhias. A parceria, estabelecida em 2016, proporcionou o desenvolvimento da tecnologia que foi instalada no XC90, SUV híbrido da marca sueca. Este é o modelo de produção equipado com sistema que permite que o carro ande sozinho e os parâmetros da tecnologia são únicos, ou seja, não são compartilhados com nenhuma outra montadora. 

Segundo a montadora, o novo sistema de segurança é peça fundamental para a viabilidade do projeto autônomo e tem sistema de segurança, inclusive, para a bateria. Caso haja algum problema com o sistema de propulsão, o carro tem capacidade de frear e parar em local seguro. Os sensores montados no teto do carro ajudam a andar sozinho e o SUV conta também com outros sensores ao redor da carroceria.

“Trabalhar em cooperação com empresas como a Volvo é um ingrediente-chave para a construção efetiva de uma frota segura, em escala e autônoma”, disse o CEO da Uber Advanced Technologies Group, Eric Meyhofer. “A Volvo é conhecida há muito tempo por seu compromisso com a segurança, que é a condição fundamental de seu mais novo veículo autônomo pronto para produção. Quando combinado com nossa tecnologia autônoma, este veículo será um ingrediente-chave no processo de produção autônoma de produtos da Uber.”

“Acreditamos que a tecnologia de acionamento autônomo nos permitirá melhorar ainda mais a segurança, a base de nossa empresa”, comentou o CEO da Volvo, Hakan Samuelsson. “Em meados da próxima década, esperamos que um terço de todos os carros que vendemos sejam totalmente autônomos. Nosso acordo com a Uber enfatiza nossa ambição de ser o fornecedor preferido das empresas líderes mundiais nesse segmento.”

O acordo conjunto é benéfico para ambas as empresas. A Volvo lançará carros autônomos no início de 2020 e quer se tornar um participante importante neste segmento, enquanto o objetivo da Uber é oferecer um compartilhamento autônomo confiável. 

Volvo XC90 2020
Volvo XC90 2020
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!