Volkswagen confirma produção do novo Polo no Brasil

Hatch e seu irmão sedã Virtus serão fabricados na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Vendas começam no segundo semestre deste ano
Volkswagen Polo 2018

Volkswagen Polo 2018 | Imagem: Divulgação

A Volkswagen confirmou oficialmente a produção do novo Polo no Brasil – assim como sua versão sedã, o Virtus. Ambos serão fabricados na unidade Anchieta, localizada no ABC paulista e sua mais tradicional fábrica no país.

“Estamos construindo a Volkswagen do futuro. Estamos reposicionando nossa marca e preparando o lançamento de grandes novidades, com foco total no cliente. Mais do que um carro, o Novo Polo também marca também o lançamento de uma nova Volkswagen no País”, declarou em nota David Powels, presidente da montadora no Brasil e América do Sul.

A volta do Polo já era uma informação conhecida o meio, porém, ainda aguardava esse comunicado oficial. Nas últimas semanas, a Volks apresentou o projeto para o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e também ao prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, um sinal que já antecipava a confirmação da produção do modelo, que chegará ao mercado no segundo semestre de 2017.

Nova Volkswagen

Em entrevista durante o Salão de Buenos Aires, Powels reforçou o foco em recriar a marca Volkswagen no Brasil. Após anos de perdas, a montadora mostrou-se sem agilidade para responder às mudanças do consumidor. É justamente nesse sentido que a chegada do Polo quer mudar essa impressão, demonstrando que a marca tem um apreço especial pelo país, onde instalou sua primeira fábrica fora da Alemanha.

O Polo é o primeiro membro de uma nova família de compactos que a Volks lançará nos próximos anos. Além do Virtus, que chegará ao país em 2018, o projeto contempla um SUV (baseado nos conceitos T-Roc e T-Cross) e também uma picape que competirá com a Fiat Toro. Esses dois veículos, no entanto, serão produzidos em São José dos Pinhais, no Paraná.

A nova geração do Polo cresceu e já é apelidada de “mini-Golf” não sem razão. Ela usa a plataforma MQB numa versão para carros compactos. Moderna e versátil, ela permite oferecer um veículo moderno e ao mesmo tempo econômico – sem falar nos custos de produção mais competitivos.

Seu posicionamento na atual linha da VW será acima do Fox, que perderá versões mais sofisticadas. Enquanto isso, o Gol passará a ser o modelo de entrada, com preços mais acessíveis que o up! Isso até uma nova geração do modelo chegar ao mercado, como circulam rumores no mercado.

Pelo que se viu na apresentação do novo Polo no exterior, o modelo promete causar impacto no seu lançamento no Brasil graças ao interior tecnológico e o bom espaço interno, entre outras novidades. “Mais do que um carro, o Novo Polo também marca também o lançamento de uma nova Volkswagen no País”, finalizou Powels.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!