Volkswagen revela teaser do novo Polo GTI, que chega em junho

Versão esportiva do hatch compacto enfatiza ainda mais semelhança com o irmão maior, o Golf 8
Teaser do novo VW Polo GTI

Teaser do novo VW Polo GTI | Imagem: Divulgação

Para amenizar a frustração de seus fãs, que novamente tiveram que cancelar o encontro GTI tradicionalmente realizado no Lago Wörthersee, na Áustria, a Volkswagen revelou nesta segunda-fira, 10, o primeiro teaser do novo Polo GTI.

A versão esportiva do hatch compacto já tem estreia marcada para o final de junho, segundo a marca alemã, que apenas revelou que o novo modelo seguirá a tradição, com sua “tração dianteira de alto torque, chassi esportivo ajustado dinamicamente e design expressivo”.

Como ocorreu com o novo Polo, também o GTI se inspira no irmão maior, o Golf 8. O novo conjunto óptico traz o esperado filete em vermelho que se conecta pela grade. O para-choque ganhou iluminação de LEDs em formato hexagonal, além de uma entrada de ar mais ampla.

Por se tratar de um desenho, é pouco confiável fazer afirmações a respeito das rodas e pneus. Há retrovisores na cor preta e um possível spoiler de tamanho maior.

Por dentro, é esperado que o carro tenha bancos com modelagem mais firme e esportiva, painel de instrumentos digital e, claro, toda a grafia GTI para satisfazer seus proprietários.

Apesar da novidade externa, o Polo GTI deve continuar utilizando o motor 2.0 TSI de quase 200 cv de potência e 32 kgfm de torque, mas pode contar com uma suspensão recalibrada assim como freios mais eficientes.

O Polo GTI 2021 deve ser vendido apenas na Europa, onde tem como rival o Ford Fiesta ST e o Hyundai i20 N. No Brasil, a Volks optou por oferecer uma versão mais mansa e comum do Polo, o GTS, em anos recentes e é totalmente improvável que resolva importar alguns GTI, para tristeza dos fãs da famosa sigla.

Volkswagen Polo GTI vendido na Europa
Volkswagen Polo GTI atual vendido na Europa
Imagem: Divulgação

Afinal, o que significa o acrônimo GTI?

Embora muito famosa com a Volkswagen, a sigla teria surgido nos anos 60 com a Maserati, que batizou o modelo 3500 GTI, que significava Gran Turismo Iniezione. Na tradução para o inglês, o acrônimo passou a ser conhecido como Gran Turismo Injection e tornou-se célebre no Brasil com a chegada do Gol GTI no final dos anos 80. A marca alemã havia usado o termo pela primeira vez no Golf GTI de 1976, mas outras marcas como a Peugeot (205 GTi), Citroën e Toyota também utilizaram a sigla em alguns carros.