Volvo quer zerar acidentes envolvendo seus carros até 2020

Projeto 'Non-Hit Car and Truck' monitora 360º ao redor do carro que, sozinho, pode escapar de acidentes

Projeto Non-Hit Car and Truck, da Volvo | Imagem: Divulgação

 A Volvo é reconhecida por ser uma montadora que produz alguns dos veículos mais seguros do mundo, tamanho investimento da empresa em tecnologias que evitam acidentes ou asseguram a proteção dos ocupantes e até de pedestres. Não suficiente, a marca divulgou que até 2020, sua meta é que não haja nenhum registro de acidente com vítimas fatais ou gravemente feridas envolvendo um Volvo novo.

Por isso, a montadora se dedica há quatro anos ao projeto “Non-Hit Car and Truck”, que consiste em uma nova geração de sensores que monitoram 360 graus ao redor do carro, com a finalidade de evitar acidentes. O sistema nasceu de uma colaboração de diversas instituições suecas, além de universidades e indústrias. A previsão é que o trabalho seja concluído até dezembro deste ano.

Veja mais: O que pode melhorar nos carros e no trânsito no Brasil 

A Volvo explica que diversos sensores são discretamente instalados ao redor de todo o carro, controlados por uma estrutura central que permite a troca de informações entre os próprios sensores e outras tecnologias, como câmeras, radares por ondas, radares por laser e GPS.

Veja também: Volvo utiliza imãs para manter carros autônomos nas rodovias

Os dados gerados criam uma visão em 360º do ambiente, detectando diversos elementos ao redor do carro e situações de risco, que às vezes o motorista não consegue identificar. Ao perceber uma situação de perigo, o veículo pode frear sozinho ou escolher a melhor rota e mudar de direção repentinamente. Segundo a Volvo, ele identifica rotas de fuga livres de colisão em situações imprevisíveis em milésimos de segundos. Ou seja, a tecnologia quer reproduzir o próprio reflexo do condutor.

A empresa faz questão de deixar claro que, embora o carro seja capaz de prever e contornar um possível acidente, ele não é um veículo autônomo e exige que o motorista dirija com atenção e prudência. Até então, a nova tecnologia foi instalada em dois veículos de teste.

Confira o vídeo que mostra seu funcionamento:

A marca sueca explica ainda que a meta é focar em diferentes cenários possíveis de acidente e, para isso, continuará a desenvolver veículos que se adaptem ao comportamento único de cada condutor, o que representa um grande desafio pela frente.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas