Volvo vai desenvolver o ''táxi robô'' para a Uber

Montadora sueca firmou acordo com a Uber para iniciar o serviço de táxi autônomo nos EUA
Acima uma unidade do Volvo XC90 que fará parte da frota dos táxis robô da Uber nos EUA

Acima uma unidade do Volvo XC90 que fará parte da frota dos táxis robô da Uber nos EUA | Imagem: Divulgação

Aos poucos a Uber caminha para um futuro onde vai atingir aquilo que sempre desejou: eliminar o fator humano em suas operações.

A Uber e a Volvo anunciaram nesta segunda-feira (20) um acordo que vai vigorar para os próximos três anos com uma encomenda muito especial para a fabricante sueca: entregar, ao longo desse período, um total de 24.000 carros autônomos que irão compor uma inédita frota de “táxis robôs”.

Os carros em questão serão todos compostos apenas pelo modelo XC90 com tecnologia de automação nível 4, escala que pode atingir até o nível 5 de um veículo autônomo pleno. Os XC90 que serão usados no projeto da Uber, é bom destacar, já não precisarão de nenhuma intervenção humana. A Uber, contudo, ainda não revelou quais serão as cidades nos EUA que receberão os veículos autônomos e nem quando eles vão começar a operar. “Só posso adiantar que será antes do que a maioria das pessoas imagina”, revelou Jeff Miller, chefe de alianças automotivas da Uber, em entrevista para o Automotive News Europe.

Ainda de acordo com Miller, o que fez a Uber escolher trabalhar com a Volvo e especificamente o XC90 foi a moderna arquitetura SPA que sustenta o modelo. “A SPA contempla uma das mais modernas arquiteturas elétricas do momento, o que nos permite integrar vários sistemas que utilizamos na Uber de uma maneira mais perfeita”, explica o executivo.

Outro ponto que também pesou a favor do Volvo XC90, acrescenta Miller, é que ele já é um veículo em produção. “Isso torna o XC90 muito atrativo para nós. Tudo o que estamos fazendo não seria possível caso se tratasse de um veículo único”.

De acordo com a Uber e a Volvo, o conjunto de motor e câmbio do XC90 permanecerá inalterado, mas componentes de direção e freios foram retrabalhados, inclusive criando sistemas de redundância para os freios e aprimorando os sensores espalhados ao redor do veículo, dando os passos necessários para que os XC90 da nova frota oferecessem o nível 4 de condução autônoma.

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