VW Polo começa nova fase de sua carreira no Brasil em outubro

Hatch compacto renovado para a linha 2023 está chegando às lojas e ganhará versão de entrada para substituir o Gol no ano que vem
Volkswagen Polo 2023

Volkswagen Polo 2023 | Imagem: Divulgação

O mês de outubro promete ser um divisor de águas para o Polo, o hatch compacto da Volkswagen. Com suas versões disponíveis no site da marca e os primeiros carros sendo desembarcados nas concessionáris, o hatch deve ter um novo momento no Brasil. Ele, que desde que chegou ao país em 2002, na sua primeira geração nacional, sempre foi associado à tecnologia e lista de equipamentos.

A segunda geração brasileira, lançada em 2017, trilhou esse mesmo caminho, situando-se acima dos demais hatches pequenos da marca. A linha 2023 do modelo honra essa tradição ao introduzir novidades como a opção de motor 1.0 TSI com câmbio manual de 5 marchas, retoques visuais bem-vindos, novas tecnologias e o melhor, preços começando até R$ 7 mil mais em conta.

VEJA TAMBÉM:

A cereja do bolo, no entanto, ficou para fevereiro do ano que vem, como adiantou nosso colunista Fernando Calmon. É quando a Volks deverá colocar no mercado do Polo Track, versão de entrada que será uma espécie de “sucessor” do Gol, previsto para sair de linha em dezembro.

Por enquanto, o Polo 2023 parte de R$ 82.990 e chega a R$ 109.990 na versão Highline automática de seis marchas. Mas o portfólio ficará mais amplo não só por conta do Track, mas também do GTS, única versão a ter o motor 1.4 TSI.

O Polo 2023 já no configurador da Volks
O Polo 2023 já no configurador da Volks
Imagem: Reprodução

Trata-se de uma chance de ouro para o hatch compacto, um dos poucos carros brasileiros que continuam sendo produzidos também na Europa.

O atual Polo teve até um período de vendas arrebatador entre 2017 e 2018, quando cerca de 70 mil unidades foram emplacadas anualmente. Em 2019, no entanto, esse total caiu para 42 mil carros e então a pandemia do Covid-19 chegou.

Recheado de componentes eletrônicos e vendo a preferência pelos SUVs continuar a crescer, o Polo encolheu: no ano passado, menos de 20 mil unidades foram vendidas.

Neste ano, o modelo da VW tinha 2.400 exemplares emplacados até esta semana. Se os planos da Volkswagen estiverem corretos, esse cenário começará a mudar para valer a partir da semana que vem, quando o Polo começará a ser vendido em toda rede.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Choque de elétricos baratos

Choque de elétricos baratos

BYD Dolphin Mini ou Kwid E-Tech, quem leva a melhor nos modelos a bateria?
Aviação
Embraer estuda jato rival do Boeing 737 e do Airbus A320

Embraer estuda jato rival do Boeing 737 e do Airbus A320

Afirmação foi feita por fontes de um importante jornal dos EUA. Entenda
MOTOO
5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

Confira opções de modelos interessantes de Honda, Yamaha, Royal Enfield, Bajaj e Dafra