VW Polo usado é o carro popular que tem mais por menos que Fiat Mobi 0 km

Por menos de R$ 60 mil, é possível comprar o hatch com motor MSI 1.6 16V
Volkswagen Polo 2018

Volkswagen Polo 2018 | Imagem: Divulgação

A sexta geração do Volkswagen Polo foi lançada no final de 2017 após um hiato de três anos do fim da produção da geração anterior. Com visual parecido com o modelo europeu, mecânica mais moderna e cheio de tecnologia, ele tinha atributos convincentes para roubar a clientela  dos hatches Hyundai HB20 e Fiat Argo.

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Conta com três opções de motores, duas de câmbio e quatro de acabamento e nível de equipamentos. A configuração de entrada, batizada apenas de 1.0 MPI está equipada com o conhecido propulsor flex 1.0 de três cilindros do VW Up!, com 84/75 cv e 10,4/9,7 kgfm e transmissão manual de cinco marchas. 

Mesmo nessa versão, há ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos e travas elétricas, quatro airbags, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, chave tipo canivete, além de outros itens de série. Já central multimídia, volante multifuncional, controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial e rodas de liga leve 15” eram opcionais. As mesmas opções também se estendiam à versão 1.6 MSI diferenciada só pelo motor 1.6 16V de 117/110 cv e 16,5/15,8 kgfm. 

Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo se destaca pelo conjunto mecânico bem acertado e pelo bom nível de segurança que oferece 
Imagem: Divulgação

Depois aparece a Comfortline com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo, mas ar-condicionado digital, chave presencial, controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático), sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e opções de trocas de marcha no volante eram alguns dos vários opcionais desta versão.

Por fim, a topo de linha Highline traz de série: ar-condicionado digital, partida por botão, chave presencial, iluminação diurna em LED, porta-luvas refrigerado. Já as rodas de aro 17, forrações de bancos e painéis de portas em couro sintético, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, monitoramento de pressão dos pneus eram vendidos à parte.

As versões 200 TSI Comfortline e Highline também tem a opção do motor 1.0 turbo, que foi usado no VW Up! TSI e VW Golf 1.0 TSI. No Polo, ele rende 128/116 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, somente com o câmbio automático de seis marchas.

Desde os primeiros anos até hoje foram poucas mudanças, mas podemos destacar: câmbio automático incorporado para a 1.6 e série especial Beats com visual diferenciado e subwoofer e amplificador (2018), a esportiva GTS com motor flex 1.4 (150 cv e 25,5 kgfm com os dois combustíveis) e câmbio automático de seis marchas (2020). A leve reestilização da linha, versão de entrada Track 1.0 e a série especial Track 1st Edition limitada a 1.000 unidades só viria a partir de 2023.

PONTOS QUE MERECEM ATENÇÃO

Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo tem interior simples, mas funcional e com o essencial quando o assunto é conforto a bordo
Imagem: Divulgação
  • Faróis embaçados

Eles costumam embaçar com facilidade, mesmo em unidades mais novas e é um problema que também afeta o Virtus e T-Cross. Devido à má vedação da lente com o farol, a água acaba entrando e com o calor da lâmpada gerando o embaçamento.

  • Acabamento

Infelizmente não é só uma questão de estética, pois o abuso de plástico no painel e forros de portas são verdadeiras fontes de ruídos, já reclamado em sites como o Reclame Aqui. A solução, caso esteja fora da garantia, é levar em alguma loja especializada em eliminar ruídos. Os preços podem variar de R$ 350 a R$ 1.000 dependendo do caso.

  • Direção elétrica

Outra reclamação, segundo reportado por alguns donos, é da direção com assistência elétrica que causa barulhos. Um deles que fez uma reclamação do site Reclame Aqui confessou ter trocado a direção por duas vezes (na garantia) e, mesmo assim, não ter resolvido o problema.

  • Recalls

Com o número do chassi do veículo, veja no site da Volkswagen se já passou pelo recall do revestimento da coluna central, atualização na unidade de comando do motor, correção da fixação de componentes e troca de apoio de cabeça central. Caso não tenha feito, saiba que o serviço é gratuito.

  • Eixo traseiro

O problema de trinca do eixo traseiro virou alvo de recall e acomete também os modelos T-Cross e Virtus. Há, inclusive, casos de carros cuja peça quebrou com menos de 30 mil km e o dono teve de arcar com o custo de mais de R$ 300, só para avaliar, já que estava fora da garantia de fábrica de três anos.

MELHORES E PIORES UNIDADES PARA COMPRAR

Como todo carro usado é sempre uma caixinha de surpresas, a estratégia é dar preferência para os Polos fabricados com a garantia de fábrica. Como a Volkswagen dá três anos, os modelos fabricados a partir de 2021 em diante ainda contam com o benefício.

A partir de R$ 60 mil é possível encontrar exemplares com preços até 12,3% abaixo da tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e com baixa quilometragem. Estamos falando das unidades equipadas com motor 1.0 12V e ainda com garantia de fábrica.

Quer mais potência e não gastar muito mais do que isso? As 1.6 16V nas versões mais simples a partir de 2021 saem, em média, por R$ 67 mil, ou 8% abaixo da tabela referencial (R$ 72.296). Já se quiser o conforto do câmbio automático, terá que desembolsar R$73 mil, valor até 3,5% abaixo do valor oficial da fundação.

Com este estudo que fizemos, chegamos a conclusão que as versões automáticas são mais valorizadas, ainda que não tenham a agilidade dos modelos manuais. A versão turbinada - oferecida só com câmbio automático de seis marchas - mais simples que você pode ter na sua garagem é a 1.0 200 TSI vendida, em média, por R$ 69 mil, o que dá uns 23% abaixo da Fipe. 

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Volkswagen Polo 2018

Volkswagen Polo 2018

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

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