Modelo há muito tempo prometido para o Brasil, ao que tudo indica agora finalmente o Golf GTE chegará ao país. A Volkswagen anunciou nesta semana que a variante híbrida do hatch médio será lançada até o fim deste ano. O mês, contudo, não foi confirmado.

Em paralelo, a marca anunciou o começa da eletrificação de sua gama na América do Sul, prometendo somar à gama local seis modelos com propulsão híbrida ou elétrica entre este ano e o fim de 2023.

Com uma proposta bem interessante, o Golf GTE une o motor a combustão de 1.4 TSI de 150 cv com um propulsor elétrico de 75 kW (102 cv). Combinados, os dois oferecem potência combinada de 150 kW (204 cv). Se o motor elétrico for a única fonte de força de propulsão, o Golf GTE pode atingir velocidades de até 130 km/h, explica a VW.

Ainda de acordo com a VW, a bateria só sistema híbrido precisa de 2h45 para carregar completamente, seja em uma tomada convencional de 220V ou em uma estação de recarga. O motor elétrico recebe energia de uma bateria de íons de lítio de alta voltagem (mais precisamente, 380V) com arrefecimento líquido, que pode ser carregada por meio de um soquete localizado atrás do logotipo VW na grade dianteira.

A bateria pesa 120 kg, aproximadamente 8% dos 1.524 kg referentes ao peso total do carro. O Golf GTE conta com transmissão específica para modelos híbridos desenvolvida pela VW. Chamada DQ400E, ela conta com três embreagens: duas atreladas ao motor a combustão interna e outra, específica para o motor elétrico. A caixa conta com 6 marchas e opção de trocas sequenciais.

Em seu modo esportivo, chamado GTE e que combina os dois motores trabalhando para entregar o máxima em potência (204 cv) e torque 35,7 kgfm), o Golf híbrido acelera de 0 a 100 km/h em rápidos 7,6 segundos e alcança até 222 km/h de velocidade máxima. A VW, até o momento, não revelou o preço e nem o consumo do Golf GTE no Brasil, dados que deverão ser apresentados no lançamento do híbrido por aqui, mas adianta que ele pode ser conduzido no modo elétrico por até 50 km e sua autonomia total deverá ultrapassar os 900 km. 

Volkswagen  Golf GTE
Volkswagen Golf GTE
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/