Além do projeto 363: Fiat tem mais dois SUVs previstos para o Brasil

Marca italiana deverá expandir presença em uma das categorias mais importantes do mercado
Fiat vai investir em um SUV-cupê no Brasil: novidade provavelmente deverá atuar no segmento de médio porte

Fiat vai investir em um SUV-cupê no Brasil: novidade provavelmente deverá atuar no segmento de médio porte | Imagem: Kleber Silva/KDesign

Ao que tudo indica, o apetite da Fiat por SUVs não vai se limitar ao aguardado projeto 363, o primeiro modelo da marca na categoria e que vai estrear até o fim deste ano.

Claro que, por questões estratégicas, a Fiat não revela todos os detalhes de sua estratégia para o segmento, contudo, segundo informações que circulam pelos bastidores, ao menos mais dois SUVs são esperados para integrar a linha nacional da marca em um horizonte de médio prazo.

Se o projeto 363 vai posicionar a marca no segmento de entrada, com cerca de 4,10 m de comprimento e preço na casa dos R$ 85 mil a R$ 100 mil, os demais modelos vão olhar para segmentos mais acima.

Logo depois do 363, quem está na esteira de lançamentos da Fiat é o projeto 376. De acordo com os rumores, trata-se de um produto com estilo fortemente vinculado à proposta dos SUVs-cupê, receita que mostrou-se muito bem sucedida no segmento de luxo e ganha cada vez mais adeptos entre as marcas generalistas. 

Projeto 376

Talvez uma boa ideia do que esperar do projeto 376 pode ser vista em modelos como o Renault Arkana, a primeira tentativa de uma fabricante de alto volume se posicionar entre os SUVs de porte compacto a médio. Olhando para um retrospecto de tudo o que a Fiat já apresentou, é fato que o conceito Fastback de 2018 sinaliza muito do que podemos esperar da novidade.

Assim como o projeto 363, o 376 também deverá partir da mesma plataforma modular hoje adotada por Argo, Cronos e Strada, porém com bitolas e entre-eixos alongados para permitir a criação de um SUV de maior porte. Talvez o projeto 376 não seja tão grande quanto o conceito Fastback (4,60 m de comprimento e 2,69 m de entre-eixos), porém é fato que ele deverá flertar com um porte equivalente ao do Jeep Compass (4,41 m/2,63 m, respectivamente), tendo como diferencial o design mais arrojado e dinâmico.

Possivelmente o fruto do projeto 376 ganharia as ruas brasileiras em 2022, caso a pandemia não tenha atrasado os planos da Fiat.

SUV de 7 lugares

Por fim, o que os rumores apontam é que a fabricante italiana poderia investir em um terceiro SUV acima do 363 e o 376, dessa vez tomando como base a plataforma Small Wide aplicada nos modelos da Stellantis produzidos em Goiana (PE), no caso a Fiat Toro, Jeep Compass e Jeep Renegade. 

Apesar desse terceiro SUV da Fiat até o momento não parecer algo tão concreto assim, caso ele saia do papel as informações de bastidores sinalizam que ele teria 7 lugares e, quem sabe, poderia figurar como uma alternativa para o utilitário esportivo de proposta semelhante que a Renault/Dacia desenvolvem pro meio do conceito Bigster revelado neste ano.

A Jeep vai lançar o seu terceiro modelo nacional no fim deste ano, o qual contará com três fileiras de assentos, porém terá como uma de suas premissas o alto nível de acabamento e equipamentos de tecnologia, sinalizando que seu preço também será mais elevado. Logo, caberia ao modelo da Fiat figurar como uma alternativa nacional de menor custo dentro da gama Stellantis para quem deseja um SUV 7 lugares. É algo que, inegavelmente, faria sentido. Se chegar ao mercado, o utilitário esportivo de maior porte da Fiat capaz de acomodar 7 pessoas deverá ficar para 2023.

Em comum, podemos dizer que os futuros SUVs da Fiat terão como base mecânica os motores da família GSE Turbo produzidos em Betim (MG), com os deslocamentos de 1 e 1.3 litro dependendo do porte do modelo, além da opção de câmbio automático CVT.

Considerando a grande aceitação que a Fiat possui no Brasil, além de sua agressiva estratégia comercial e de marketing, será muito bom para estimular a concorrência contar com mais SUVs nacionais da marca. Vamos acompanhar de perto todos os detalhes! 

Fiat vai investir em um SUV-cupê no Brasil: novidade provavelmente deverá atuar no segmento de médio porte
Fiat vai investir em um SUV-cupê no Brasil: novidade provavelmente deverá atuar no segmento de médio porte
Imagem: Kleber Silva/KDesign