Breve no Brasil, novo Nissan Sentra mostra qualidades frente a Civic e Cruze

Sedã passou a ser "um dos mais recomendáveis do segmento", dizem argentinos
Acima o Nissan Sentra que será comercializado na América Latina

Acima o Nissan Sentra que será comercializado na América Latina | Imagem: Divulgação

Em outubro do ano passado, a Nissan apresentou na Argentina a oitava geração do Sentra para aquele mercado. O modelo, agora em sua oitava geração, já começou a ganhar as ruas do país vizinho e foi alvo de avaliação do Argentina Autoblog. Vale lembrar que a nova geração do Sentra está prevista para o Brasil e seu lançamento deve ocorrer ainda em 2021.

O que o novo Nissan Sentra argentino tem?

Assim como ocorrerá no mercado brasileiro, a nova geração do Sentra é importada à Argentina a partir do México. Por lá, a publicação avaliou a versão SR, uma antes da topo linha Exclusive. Dessa forma, seu preço de tabela por lá era de 2.900.000 pesos, ou cerca de R$ 180,5 mil na conversão direta da moeda. Vale lembrar que o país vizinho está passando por uma crise econômica, o que acaba por distorcer os valores da moeda local perante o real. Atualmente o Sentra tem versões entre R$ 91.090 (2.0 S) até R$ 108.990 (2.0 SL) no Brasil. 

Nissan Sentra 2020
Cabine do novo Nissan Sentra
Imagem: Divulgação

Na configuração SR, o Sentra argentino já traz rodas de 18 polegadas, painel de instrumentos com tela digital central de 7 polegadas, central multimídia com tela de 8 polegadas, conectividade via Android Auto e Apple Car Play, câmeras com visão 360 graus, controles de estabilidade e tração, frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão frontal, sensor de fadiga do motorista, alerta de mudança involuntária de faixa e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Saiba mais: Novo Kicks, Tracker ou T-Cross? Compare os detalhes

Nas medidas, o novo Nissan Sentra cresceu em quase todas as dimensões: 4,64 m de comprimento (+4 mm), 1,81 m de largura (+54 mm) e 2,71 m de entre-eixos (+10 mm). No entanto, ficou mais baixo, com 1,45 m de altura (-154 mm) e seu bagageiro diminuiu um pouco, indo de 509 litros para 466 litros.

Em termos mecânicos, a oitava geração do Sentra é sempre acompanhada por um motor 2.0 16V aspirado a gasolina capaz de entregar 147 cv de potência e 20 kgfm de torque. A versão de entrada na Argentina pode trazer um câmbio manual de 6 velocidades, mas todas as demais já contam com transmissão automática CVT com simulação de oito velocidades.

Nissan Sentra 2020
Nissan Sentra ficou mais baixo e largo
Imagem: Divulgação

O que os argentinos acharam do novo Nissan Sentra?

O Argentina Autoblog abriu a avaliação do novo Sentra dizendo que, no passado, não recomendava a compra da geração anterior, pois foi o último carro da categoria disponibilizado por lá sem controle de estabilidade. Agora, com a chegada do sedã renovado, o carro mudou a opinião dos avaliadores. A publicação diz que o modelo “talvez seja uma das opções mais recomendáveis do segmento de sedãs médios” naquele país.

Começando pelo visual externo, os argentinos elogiaram a forma como o Sentra passou a ter linhas mais esportivas, em grande parte por conta da nova linguagem visual da Nissan e da menor altura do carro, que aparenta ser mais largo. Até mesmo a cor laranja foi descrita como “impossível de passar desapercebida”.

Por conta da proposta de visual mais esportivo, o Sentra SR ganha itens como acabamentos exclusivos e spoiler no porta-malas, mas perde outros equipamentos em relação à Exclusive, como volante revestido de couro e o rebatimento elétrico dos espelhos. Os argentinos elogiaram particularmente a posição de guiar do carro, descrita como cômoda e levemente esportiva. 

Também foram dignos de nota a qualidade do acabamento interno e o espaço no banco traseiro, que acomoda bem até os adultos mais altos. A ausência de saída de ar-condicionado para a segunda fileira de bancos, porém, foi criticada. No entanto, o novo Sentra compensa com saídas USB na traseira e o bom sistema de som Bose.

O desempenho do motor 2.0 foi descrito como apenas aceitável em um segmento onde rivais como Honda Civic e Chevrolet Cruze já oferecem propulsores turbinados. A combinação do motor aspirado com o câmbio CVT também não foi julgada como a melhor para performance e os argentinos recomendaram a compra do modelo com transmissão manual por lá. Aqui no Brasil, como ocorre hoje, o novo Sentra deverá chegar ao país apenas com a caixa automática pela total falta de demanda pelo câmbio manual entre os sedãs médios vendidos no Brasil.  

Nissan Sentra 2020
Nissan Sentra 2021
Imagem: Divulgação

De acordo com a publicação, o Sentra é moroso para acelerar com as rotações abaixo de 3.000 rpm. No entanto, vai bem no uso normal e seria “ um carro que viaja muito sereno e com consumo razoável”. O contraponto vem com bons números de consumo. Foram observados 10 km/l em condução urbana e 13,3 km/l na estrada. 

Além disso, ao dirigir em pavimentos relativamente bem mantidos, o Sentra SR “é uma verdadeira delícia de dirigir. É um sedã francamente responsivo e falante”. Foram elogiados ainda os freios a disco nas quatro rodas e o sistema de suspensão traseira multilink que “o torna muito divertido em uma direção esportiva”.

Conclusão

Um dos pontos que o Argentina Autoblog fez questão de levantar é que o Sentra SR avaliado era um modelo de pré-série ainda. Assim, a central multimídia que reiniciava-se completamente a cada 93 segundos foi um problema observado e que espera-se que seja resolvido nos modelos de produção normal.

Dito isso, os argentinos concluíram que o Sentra é um dos melhores modelos à venda por lá para quem busca um sedã médio. Seria tão bom que deixou evidente uma mecânica um tanto limitada. A combinação do 2.0 com o CVT teria um desempenho bom o suficiente para uso normal, mas estaria um nível abaixo de seus concorrentes automáticos convencionais e turbinados.

Teto contrastante será um dos opcionais para o novo Sentra
Nissan Sentra 2021
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa