Carro do Ano europeu divulga candidatos ao prêmio de 2016

Modelos como Giulia, A4, Mustang, HR-V, Tucson e AMG GT estão entre os escolhidos

Ferrari 488 GTB | Imagem: Divulgação

Um dos prêmios mais cobiçados da indústria automobilística, o European Car of the Year (ou Carro do Ano europeu) revelou na última semana os candidatos ao prêmio do ano de 2016. Serão 40 automóveis que irão competir pelo título, sendo que os modelos devem estar disponíveis no mercado até o final do ano, em cinco ou mais países da Europa.

Como aconteceu nas edições anteriores, o vencedor será revelado durante o Salão do Automóvel de Genebra, que acontece em março do ano que vem. Mas antes disso, a organização da premiação vai divulgar uma lista reduzida no dia 1º de dezembro e, logo em seguida, no dia 14 de dezembro, serão conhecidos os sete finalistas.

O atual vencedor do Carro do Ano europeu é o Volkswagen Passat, que superou o Citroën C4 Cactus com 340 pontos, ante os 248 pontos do crossover francês. Já na edição 2014, o vencedor foi o Peugeot 308, enquanto em 2013 o prêmio ficou com o Volkswagen Golf de sétima geração.

Entre os pré-candidatos de 2016 estão o sedã Giulia, que a Alfa Romeo lançou há poucas semanas, e o HR-V, da Honda, que já faz sucesso em vários mercados como o Brasil. Confira a lista dos pré-candidatos ao prêmio, boa parte deles, vendida no Brasil ou a caminho do nosso país:

Alfa Romeo Giulia
Audi A4
Audi Q7
Audi R8
BMW X1
BMW Série 7
Ferrari 488 GTB
Fiat Aegea
Ford S-Max/Galaxy
Ford Edge
Ford Mustang
Honda Jazz (Fit)
Honda HR-V
Hyundai Tucson
Infiniti Q30
Jaguar XE
Jaguar XF
Kia Optima
Kia Sorento
Land Rover Range Rover Sport
Mazda2
Mazda CX-3
Mazda MX-5
McLaren 570S
Mercedes-Benz GLC/GLC Coupe
Mercedes-Benz GLE/GLE Coupe
Mercedes-AMG GT
Opel Karl
Opel Astra
Renault Talisman
Renault Espace
Renault Kadjar
Ssangyong Tivoli
Subaru Levorg
Subaru Outback
Suzuki Vitara
Škoda Superb
Tesla Model X
Toyota Mirai
Volkswagen Touran
Volvo XC90 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!