Com chances para o Brasil, elétrico VW ID.4 agrada na Europa

Depois da Inglaterra, franceses avaliam o novo carro elétrico da Volkswagen e aprovam, mas com algumas ressalvas
Volkswagen ID.4

Volkswagen ID.4 | Imagem: Divulgação

A Volkswagen do Brasil anunciou que vai lançar 5 modelos eletrificados por aqui até 2023. Apesar de a marca não confirmar, um dos fortes candidatos a chegar em nosso mercado dentro de tal estratégia é o ID.4, primeiro SUV elétrico da empresa com a plataforma MEB, dedicada a esse tipo de propulsão. 

A novidade foi apresentada na Europa em setembro e está começando a chegar nas lojas agora. Com isso, os jornalistas europeus já tiveram a oportunidade de ter as primeiras impressões a respeito do ID.4 e um dos veículos que já o testou foi o site francês da revista L’Automobile Magazine

O que o Volkswagen ID.4 traz?

Na França, a primeira versão que será comercializada será a 1st Max Pro Performance. Trata-se da série de lançamento mais equipada, trazendo já elementos como rodas de 21 polegadas, teto solar panorâmico, bancos de tecido sintético, conectividade com smartphones, display de instrumentos digital e sistemas de auxílio à condução.

Em tal configuração, o VW ID.4 não é barato, custando 58.950 euros, ou cerca de R$ 391,9 mil na conversão direta da moeda. A marca disponibilizará mais configurações convencionais por lá, cujos preços ainda não foram definidos. Elas serão baseadas na potência do motor: 148 cv, 170 cv e 203 cv. O torque, de 31,5 kgfm, é o mesmo para todos. As duas primeiras opções são alimentadas por um conjunto de baterias de 52 kWh, enquanto a terceira tem 77 kWh de capacidade.

VW ID.4: SUV elétrico seria um bom candidato para o mercado brasileiro
VW ID.4: SUV elétrico seria um bom candidato para o mercado brasileiro
Imagem: Divulgação

A versão 1st Max Pro Performance é equipada com a opção mais forte e de baterias maiores. Com isso, sua autonomia declarada entre cargas é de 520 km. Já com capacidade de carregamento rápido, o SUV elétrico da VW dá suporte a estações com tomadas que fornecem até 125 kW de potência. Nesse caso, 30 minutos de carga são o suficiente para entregar 320 km de autonomia. Nas medidas, o Volkswagen ID.4 tem 4,58 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,61 m de altura e 2,76 m de entre-eixos. O bagageiro acomoda até 543 litros. No entanto, o ID.4 pesa 2.124 kg.

O que os franceses acharam do VW ID.4?

A publicação inciou a avaliação dizendo que, enquanto ID.3 será sempre o primeiro modelo elétrico relevante da marca, o ID.4 deverá ser o carro que irá popularizar a nova linha de veículos movidos por baterias da Volkswagen. O design agradou, além de casar bem com as grandes rodas de 21 polegadas da versão testada.

Por dentro, também foram elogiados o espaço interno e o conforto, dizendo-se que “os passageiros serão mimados com bastante espaço para as pernas e na dianteira há assentos amplos”. Porém, ao contrário dos britânicos que teceram praticamente apenas elogios ao carro, os franceses acharam alguns pontos para criticar.

E a origem das críticas vieram principalmente da ergonomia do Volkswagen ID.4. O problema não estava no posicionamento ou na dificuldade de alcance de teclas e botões, mas na ausência deles. O SUV elétrico da VW, assim como o ID.3 e novo Golf europeu, lança mão de um conjunto de comandos sensíveis ao toque, até mesmo no volante. De acordo com os franceses, o acionamento das teclas era inconstante.

Conduzindo, a publicação elogiou o isolamento acústico do ID.4. Ao contrário da maioria dos carros elétricos oferecidos na europa, a função de freio regenerativo do SUV da VW não é tão agressiva, o que agradou os franceses, que também elogiaram o acerto de suspensão para o conforto, apesar das grandes rodas. 

No entanto, a soma de um rodar confortável a um comportamento silencioso não agradou tanto assim. De acordo com os franceses, "ter mais de duas toneladas de peso tira o esplendor do carro nas curvas. Mais irritante ainda é que seu desempenho é certamente bom, mas o motorista não percebe nada”. A publicação ainda criticou a continuidade da política da VW de oferecer diversos equipamentos como opcional. A tomada de carregamento portátil e o sistema de bombeamento de calor (que substitui o aquecimento interno por resistência elétrica) são pagos à parte.

Na conclusão, a L’Automobile afirmou que o Volkswagen ID.4 é muito competente, mas que o seu maior rival estaria no próprio ID.3. A publicação diz que, ao menos no mercado francês, o modelo menor já traz todos os atrativos para quem quer entrar no mundo dos veículos elétricos.

Volkswagen ID.4
Volkswagen ID.4
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Picape Fiat Titano

Picape Fiat Titano

Estreia da marca no segmento onde a Hilux domina, mas será que dá para peitar a Toyota?
Aviação
Rússia fabrica mais caças Su-34 enquanto Ucrânia destrói outros

Rússia fabrica mais caças Su-34 enquanto Ucrânia destrói outros

Mais um lote do jato de combate foi entregue, mas Força Aérea ucraniana diz ter destruído seis jatos russos em ataque de drone
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!