Para Honda e Jeep, 2015 foi um ano para comemorar. É como se elas nem tivessem notado a crise que se abate pela indústria automobilística nacional, com previsão de encolher mais de 30% em relação a 2014. A razão é simples: as duas marcas estrearam no segmento de SUVs compactos com os dois veículos mais desejados do ano passado, o HR-V e o Renegade.

Duas tacadas certeiras por mirarem num tipo de automóvel em alta e também por oferecerem mais do que as concorrentes já estabelecidas, a Ford, Chevrolet e Renault. Até novembro (os dados de 2015 ainda serão divulgados nesta semana), o jipinho da Honda acumulava nada menos que 50 mil unidades vendidas em apenas nove meses de vendas. É quase o mesmo que alcançou o EcoSport, então a referência absoluta da categoria, em 2014 quando ainda curtia a liderança e os benefícios da nova geração.

Já o Renegade começou devagar mas hoje exibe números ainda mais vistosos: de abril a até meados de dezembro, ele amealhava 38 mil emplacamentos suficientes para alcançar 22% de participação. Mas nos últimos meses, ele deixou para trás o Honda e tem sido o mais emplacado SUV do país.

Juntos, ele e o HR-V responderam por metade das vendas mesmo custando mais do que seus concorrentes.

EcoSport, a vítima

O ano contou ainda com a estreia de outros dois jipinhos, o 2008, da Peugeot, e o S-Cross, da Suzuki, mas ambos tiveram desempenho modesto ao conquistar apenas 4% das vendas. A maior vítima, no entanto, do desembarque de tantos rivais foi mesmo o EcoSport.

O pioneiro SUV da Ford demorou a ter um concorrente até a chegada do Duster, da Renault, mais simples porém maior e que soube encontrar a clientela própria. Já o Eco não só caiu de 46% de participação para apenas 19% como também viu o Duster ultrapassá-lo.

Mesmo com essas oscilações, o segmento de SUVs compactos cresceu quase 50% num ano terrível para o mercado. É de se imaginar o que teria acontecido se estivéssemos num momento normal na economia.

Mapa de vendas do HR-V e Renegade
iG

O HR-V se destaca no Sudeste, o Renegade, no resto do país

Best-seller em São Paulo, rei do Nordeste

 
 
Honda HR-V 2016 Honda HR-V 2016
Equipado com motor 1.6 flex aspirado, o SUV oferece também opcnao de câmbio automático de quatro marchas Equipado com motor 1.6 flex aspirado, o SUV oferece também opcnao de câmbio automático de quatro marchas
Suzuki S-Cross Suzuki S-Cross
Ford EcoSport 1.6 TiVCT 2016 Ford EcoSport 1.6 TiVCT 2016
Jeep Renegade Longitude Limited Edition Jeep Renegade Longitude Limited Edition
Renault Duster Dakar Renault Duster Dakar
HR-V e Renegade: modelos mais desejados em 2015 HR-V e Renegade: modelos mais desejados em 2015
 
 

O ótimo desempenho de HR-V e Renegade esconde algumas diferenças de atuação no país. A Honda, por exemplo, é uma marca muito forte no Sudeste, sobretudo em São Paulo, e foi nessa região que o HR-V bombou. No estado paulista, por exemplo, ele é o hoje o 5º automóvel mais vendido, à frente de vários carros mais baratos. São Paulo responde por nada menos que 40% das vendas do modelo, mas ele vai bem em outras praças como o Rio de Janeiro e Minas Gerais, justamente a terra da FCA, dona do Renegade.

O Jeep enfrentou um desafio diferente. Foi preciso criar uma nova rede de lojas para comercializá-lo afinal até então existiam apenas poucos showrooms para os mais caros modelos importados da marca. Numa operação de guerra, a FCA abriu em poucas semanas mais de 100 pontos de venda.

Com isso, o Renegade aos poucos foi mostrando seu potencial e hoje já emplaca mais de 6 mil unidades por mês. Suas vendas, ao contrário do HR-V, são mais distribuídas. Embora o Sudeste responda por 46% do total, o Nordeste e o Sul têm boa participação.

Jeep à frente em 2016

Olhando os números até aqui, é de se imaginar que o Renegade deverá manter-se à frente este ano. A razão é que a Honda está limitada a capacidade da fábrica de Sumaré, que também produz o Fit, City e que logo começará a montar o novo Civic. Já a unidade de Goiana, onde o Renegade é feito, tem mais espaço para atender a demanda, apesar do início de produção da picape Toro nas próximas semanas.

Seja qual for o líder, o fato é que os jipinhos cada vez mais serão protagonistas nas vendas de veículos, com crise ou não.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/