Concurso de design mostra as viaturas de polícia do ano 2025

Desafio promovido no Salão de Los Angeles reúne projetos de BMW, GM, Honda, Subaru e Mercedes-Benz

Mercedes-Benz Ener-G-Force | Imagem: divulgação

Ao que tudo indica o crime ainda não será erradicado do mundo no futuro, por isso novos recursos policiais terão de ser desenvolvidos. É o que promove o desafio de design do Salão de Los Angeles deste ano, cujo tema é o “Carro de Polícia do ano 2025”. Participam do concurso as montadoras GM, BMW, Mercedes-Benz, Subaru e as divisões norte-americana e japonesa da Honda.

Os veículos, porém, ainda não saíram das pranchetas. A ideia, por hora, é apenas divertir o público com projetos mirabolantes. O vencedor será anunciado dia 29 de novembro.

Todos os projetos são ousados a sua maneira, seja no conceito ou no design proposto. O estúdio de design da BMW propôs o “E-Patrol”, que em suas palavras é um veículo não tripulado capaz de perseguir bandidos em terra firme ou pelo ar. Também preocupada com o meio ambiente, o projeto da marca alemã usa motorização com combustível alternativo, de baixo impacto.

A Mercedes-Benz também segue a mesma linha “verde” em seu carro de polícia do futuro, mas este não voa. A montadora chamou seu "camburão" futurista de “Ener-G-Force”, uma espécie de Classe G com motorização de zero emissão e capaz de enfrentar trechos off-road. Esse carro, entretanto, ainda precisa de motorista.

A ideia da GM vai muito além de um simples carro de polícia. A empresa criou a “Volt Squad” (“Esquadra Volt”), que consiste em um veículo batedor de pequeno porte e capaz de voar, um segundo carro para perseguição, que também voa e anda em terra firme e, por fim, um segundo carro para capturas. O trio, segundo a fabricante, usa propulsão elétrica, assim como a versão atual do Volt.

A divisão americana da Honda também criou uma esquadra, no caso uma moto elétrica para perseguições e um furgão, também com motor elétrico, para fazer o “trabalho sujo” de captura de ladrões. Já a divisão japonesa criou uma moto para patrulhas no trânsito, a Traffic Crawler, que segundo seus idealizadores foi projetada para se movimentar com agilidade em vias completamente congestionadas.

O último participante do desafio é o conceito SHARC da Subaru, um veículo de resposta rápida para patrulhas nas estradas do Havaí. Segundo a marca japonesa, o carro tem propulsão elétrica e pode funcionar durante 24 horas sem parar. Os ladrões do futuro que se cuidem...

Assine a newsletter semanal do AUTOO!