Suzuki S-Cross pode ganhar espaço entre SUVs com nova geração

Modelo registra participação de mercado discreta no Brasil, porém oferece ótimo conteúdo técnico e mecânico
Novo S-Cross (esq.) comparado ao modelo atual: aumento no porte é esperado

Novo S-Cross (esq.) comparado ao modelo atual: aumento no porte é esperado | Imagem: Reprodução internet/Autocar India

Nesta semana conheceremos mais detalhes sobre o Suzuki S-Cross em sua terceira geração, que deverá preservar a atual plataforma Global C da marca japonesa, porém ganhar muitos aprimoramentos para ganhar mais espaço entre os SUVs compactos. 

Aqui no Brasil, apesar das inúmeras qualidades técnicas e mecânicas – ele é um raro utilitário esportivo concorrente de Hyundai Creta, entre outros, a oferecer tração integral – o Suzuki S-Cross não passa de um coadjuvante em vendas na categoria. 

Contudo, segundo flagras recentes, já podemos inferir algumas constatações sobre a evolução do modelo, começando pelo porte e o design. 

Em imagens onde o novo S-Cross aparece ao lado do antecessor, é possível constatar um ganho nas dimensões, assim como um visual mais robusto em relação ao SUV atual. A grade dianteira renovada, por exemplo, mostra-se mais interessante, bem como a traseira, com novas lanternas mais destacadas, também reforça a presença de linhas atuais no modelo. 

Novas lanternas são os destaques da traseira do novo S-Cross
Novas lanternas são os destaques da traseira do novo S-Cross
Imagem: Reprodução internet/Autocar India

Se na parte mecânica o S-Cross deve preservar o já eficiente e sofisticado 1.4 com turbo e injeção direta, bem como o sistema de tração integral dependendo da versão, o SUV poderá ganhar um reforço importante no quesito tecnologia. 

De acordo com algumas fotos da nova geração, é possível notar alguns sensores espalhados pelo carro, o que sugere a presença de assistentes de condução tais como o monitoramento de pontos de cegos, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, entre outros. 

Acompanhando as evoluções tecnológicas, o interior do S-Cross também deverá ser amplamente revisto, talvez incluindo aprimoramentos para a central multimídia. 

Provavelmente o novo S-Cross deverá chegar inicialmente ao mercado europeu, onde por lá conta, inclusive, com uma opção híbrida-leve baseada no propulsor 1.4 turbo. 

Aqui no Brasil, o SUV atualizado deverá desembarcar ao longo de 2022. 

Atualmente o S-Cross é comercializado apenas em seu catálogo mais completo 4Style-S AllGrip, que já conta com tração integral, motor 1.4 turbo Boosterjet e preço sugerido de R$ 178.990.