Ford Fusion sai de linha oficialmente no Brasil

Entenda qual modelo poderá preencher o espaço deixado pelo sedan
Ford Fusion 2019

Ford Fusion 2019 | Imagem: Divulgação

Apesar do fato de que nas últimas semanas o Fusion era raramente encontrado nas concessionárias – restando apenas algumas poucas unidades pela rede – a Ford não vinha admitindo o fim da comercialização do modelo no Brasil.

Agora, porém, a fabricante não esconde mais o fato de que o Fusion saiu de linha no Brasil e retirou o sedan do seu catálogo de produtos em seu site. Quem notou a mudança no endereço eletrônico da marca foi o site Autos Segredos, que relatou o fato na quinta-feira passada (30).

Sedan que chegou a ter uma excelente aceitação do público brasileiro atuando na categoria de porte médio-grande, o Fusion foi atualizado até a linha 2019 no Brasil, quando passou a ser comercializado somente com a opção do motor 2.0 turbo ou a opção híbrida.

Até então produzido no México, o Fusion sai de cena pela opção da Ford em focar sua gama de modelos apenas em SUVs e picapes.

Futuras alternativas ao sedan

Para quem era fã do modelo, a Ford poderá oferecer no futuro próximo (de um a dois anos) algumas alternativas na mesma faixa de preço do sedan não só nos EUA como também aqui no Brasil. Nenhuma delas, contudo, com a carroceria três volumes.

A opção que está mais quente no momento para o mercado brasileiro será a importação do inédito Bronco Sport ao país, muito provavelmente a partir do ano que vem. O modelo já deveria ter sido revelado nos EUA, porém o contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus vai atrasar não só a estreia do SUV como o início de sua produção.

Existem várias questões que colocam o Bronco Sport como a opção da Ford para atuar na faixa de R$ 150.000 a R$ 200.000 até então ocupada pelo Fusion. A primeira e mais forte delas é que o Bronco Sport será produzido na mesma fábrica mexicana até então responsável pela montagem do Fusion. A procedência em questão torna o preço do modelo mais competitivo devido ao acordo tributário entre Brasil e México.

Apesar de ser um SUV e ter uma proposta mais robusta – não lembrando em nada um modelo mais clássico e elegante como um sedan – o Bronco Sport preservará algumas qualidades que eram encontradas no Fusion, como o motor 2.0 EcoBoost e a presença de tração integral. O SUV também deverá ter em seu catálogo uma opção 1.5, também turbo com injeção direta, preservando as quatro rodas motrizes.

Outra saída para o Brasil seria importar o modelo que será o sucessor natural do Fusion nos EUA. No país-sede da Ford, o Fusion se tornará uma espécie de station wagon crossover, seguindo a receita do Subaru Outback. O modelo da fabricante japonesa obtém uma excelente aceitação comercial por lá, o que justifica o caminho que deve ser trilhado pela Ford.

Ao não ter uma carroceria tão alta como um utilitário esportivo, o Fusion Active, como poderá ser chamado, pode preservar a boa qualidade dinâmica do sedan e manter o preço mais competitivo. A previsão é que o Fusion Active deverá ser lançado um pouco depois do Bronco Sport, talvez dentro de dois anos.

Ford Fusion 2019
Ford Fusion 2019
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa