Ford nacionaliza o motor 1.5 3 cilindros e prepara o Ka automático

Iniciativas contemplam os 50 anos de sua fábrica de Taubaté (SP)
Ford Ka 2019

Ford Ka 2019 | Imagem: Divulgação

A Ford anunciou nesta quarta-feira (25) algumas novidades interessantes nas comemorações dos 50 anos de sua unidade de Taubaté, no interior de São Paulo, onde são produzidos motores e transmissões para os carros da marca fabricados no Brasil.

Como já era previsto, o novo motor 1.5 de 3 cilindros presente no Ford EcoSport a partir da linha 2018 passa a ser produzido em Taubaté, substituindo os propulsores aplicados no SUV compacto até então trazidos da Índia. Outra informação relevante é que o eficiente motor tricilíndrico, capaz de entregar até 137 cv com etanol, também será utilizado pelo Ka FreeStyle.

Além do novo motor 1.5, outra grata novidade que passa a ser fabricada em Taubaté será a nova transmissão manual MX65. Com 5 marchas, ela é bem mais compacta do que a IB5 usada até então pelos modelos nacionais da Ford e pesa 8 kg a menos do que a caixa mais antiga. Essa redução veio da aplicação de materiais mais modernos e adoção de novos sistemas de produção, que permitiram otimizar o conjunto resultando em ganhos de eficiência para os carros de maneira geral.

Mesmo com a chegada das novidades, a Ford deixa claro que a transmissão manual IB5 ainda seguirá em produção. O mesmo pode ser dito dos propulsores 1.5 e 1.6 16V da família Sigma com 4 cilindros, que ainda conviverão com o novo 1.5 tricilíndrico nas linhas de produção.

Ka automático está a caminho

Outro ponto importante que foi revelado pela Ford nesta quarta-feira (25) é a confirmação de que o Ka ganhará câmbio automático muito provavelmente ainda neste ano.

A Ford não revelou muitos detalhes sobre o projeto, mas podemos apostar com grande chance de acerto de que o hatch receberá o mesmo conjunto propulsor presente nas versões mais acessíveis do EcoSport automático, portanto com o motor 1.5 de 3 cilindros associado a uma caixa de 6 marchas.

O Ka automático será um dos destaques da linha 2019 do modelo, que também ganhará o reforço da central multimídia Sync 3 em algumas versões.

 
 
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
 
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
 
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
 
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
 
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
 
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
 
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
 
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
Acima o facelift do Ford Ka comercializado na Europa
 
 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!