Honda HR-V lidera procura por SUVs usados no mercado; veja ranking
Entre os modelos entre 4 e 8 anos, modelo da marca japonesa é o mais desejado, conforme estudo
As vendas de carros usados devem bater recorde em 2024, com 15,5 milhões de unidades e uma alta de 9,5% na comparação com o ano passado, de acordo com a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veiculos Automotores). A entidade e a plataforma OLX criaram um índice que mede a procura e vendas de veículos por faixa de idade.
VEJA TAMBÉM:
Conforme este índice, entre os SUVs entre 4 e 8 anos, o Honda HR-V aparece na frente, seguido pelo Jeep Compass e do Renegade, em terceiro lugar. São os três utilitários esportivos mais desejados pelo consumidor em novembro. Para completar o ranking dos cinco primeiros colocados, temos o Nissan Kicks em quarto lugar e o Hyundai Creta, em quinto.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
5º Hyundai Creta
Imagem: Divulgação Hyundai
A geração anterior do SUV da marca coreana ainda tem apelo no mercado de usados. Desde a versão 1.6 mais simples, o carro conta com direção elétrica, monitoramento de pressão de pneus, som com Bluetooth e USB com tela de 3,8″. Se quiser controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e sensor de estacionamento, só a partir da intermediária.
O motor 1.6 16V da família Gamma, o mesmo que equipava os HB20, é apenas satisfatório. Rende 130/123 cv a 6.000 rppm e torque de 16,5/16 kgfm. O consumo de combustível fica dentro de padrões razoáveis : na cidade, 7 km/l e estrada 8,2 km/l com etanol e 10 km/l e 11,4 km/l nessa ordem, com gasolina, conforme dados do Inmetro.
4º Nissan Kicks
Imagem: Divulgação
A marca está bem consolidada por aqui, o que faz dele o queridinho no mercado de usados. É anunciar e vender. Robustez, estilo e, principalmente, baixo consumo são alguns dos ingredientes da receita do sucesso. Ele conta com apenas 4,29 m de comprimento, e isso quer dizer na prática facilidade de estacionar.
O porta-malas também agrada para pequenas famílias. São 432 litros. Conta com motor 1.6 flex, de 114 cv tanto no etanol quanto na gasolina que funciona com câmbio automático CVT na maioria das versões. De acordo com o Inmetro, o Kicks pode fazer 9,5 km/l de gasolina na cidade e 13,8 km/l na estrada, dados que mudam para 7,8 km/l e 11,4 km/l com etanol, respectivamente.
3º Jeep Renegade
Imagem: Divulgação
O representante de uma das marcas mais tradicionais do segmento SUV trouxe ao brasileiro a possibilidade de ter um Jeep compacto e com preço competitivo. A versão intermediária Longitude traz uma extensa lista de itens de conforto e segurança, tudo de série. Ar-condicionado digital automático de duas zonas, controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de assistência à frenagem (BAS), sistema anticapotamento (ERM), entre outros.
Entre 2018 e 2021, que é a faixa dos SUVs desta lista, o SUV da Jeep vem com motor 1.8 flex, que rende até 139 cv e 19,3 kgfm a 3.750 rpm que funciona com câmbio automático de 6 marchas, ou manual de cinco. Conforme o Inmetro, o Renegade 1.8 AT pode fazer 10,1 km/l de gasolina na cidade e 12,1 km/l na estrada, passando para 7 km/l e 8,5 km/l com etanol.
2º Jeep Compass
Imagem: Divulgação
Na versão mais simples, a Sport, pode ser encontrada por algo em torno de R$ 100 mil, equipada com motor 2.0 flex (TigerShark), de 166 cv e 20,5 kgfm de torque a altos 4.000 rpm, que não é dos mais econômicos. Pelo inmetro, o SUV pode fazer até 8,8 km/l de gasolina na cidade e 10,8 km/l na estrada
Entre os itens de série multimídia com espelhamento do celular, freio de estacionamento elétrico, computador de bordo, câmera de ré, apoio de braço no banco do motorista, assistente de partida em rampa, entre outros. O porta-malas pode levar 410 litros.
1º Honda HR-V
Imagem: Divulgação
Um dos modelos de maior sucesso da Honda, o HR-V traz o mesmo motor do Civic, o competente e econômico 1.8 flex de 140/139 cv e 17,4/17,3 kgfm de torque. Associado a ele, está uma transmissão do tipo CVT que simula sete marchas.
Mas o melhor dele, além da confiabilidade mecânica e bom serviço de pós-venda, está no espaço interno, algo primordial para quem está em busca de um SUV, por menos que seja. O Honda conta com 4,29 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. Faz 11 km/l de gasolina na cidade e 12,3 km/l na estrada, dados que passam para 7,7 km/l e 8,6 km/l com etanol, respectivamente, segundo o Inmetro.