Land Rover Defender completa 65 anos com série especial

Jipe foi o primeiro veículo criado pela marca inglesa; série LXV vem com acabamento interno luxuoso e mais equipamentos

Land Rover Defender LXV | Imagem: Land Rover

Um dos veículos mais longevos da indústria automobilística mundial está completando mais um ano de vida. A Land Rover comemora nesta terça-feira (30) os 65 anos do “fóssil vivo” Defender, jipão que pouco mudou nessas mais de seis décadas de mercado. Para celebrar a ocasião, a marca britânica lançou uma série limitada do utilitário, chamada “LXV”, que é o numeral romano para 65.

O diferencial da versão comemorativa são os artigos de luxo no interior, que traz volante e bancos revestidos em couro com costuras manuais e mais equipamentos. O pacote é apenas para o Defender 90, de carroceria curta.

Veja mais: Land Rover prepara 16 novos modelos

O Defender LXV ainda vem com rodas aro 16” e a moldura dos faróis pintados de cinza escuro e logotipos da série especial estão espalhados pela carroceria e na cabine. Já o motor é o 2.2 turbodiesel de 120 cv e 37 kgfm de torque máximo associado ao câmbio manual de 6 marchas – esse mesmo conjunto equipa o modelo que vem para o Brasil.

Veja mais: Land Rover lança guia de sobrevivência comestível

A versão comemorativa, por enquanto, está à venda somente no Reino Unido, onde a Land Rover cobra £28,765 (cerca de R$ 89.620, sem contar impostos brasileiro) pela novidade.

Nova geração a caminho

Ao contrário do que muitos pensam, o Defender não é imortal. A Land Rover já trabalha no desenvolvimento da próxima geração de seu carro mais clássico, que precisa ser descontinuado por não se adequar a normas de segurança veicular da Europa – ele não tem airbags e também não pode receber equipamentos eletrônicos de segurança mais avançados. O projeto, aliás, já está em andamento e até adiantado.

Veja mais: Land Rover mostra Defender elétrico em Genebra

Um conceito do próximo Defender, o DC100, foi apresentado no Salão de Frankfurt em 2011 e a versão final, como já adiantou a marca, deve chegar ao mercado em 2015. Portanto, quem quiser o jipão rústico da Land Rover ainda tem dois anos para comprá-lo na condição de zero km.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!