Nada de Amarok ou rival da Toro: VW investirá só em picapes elétricas nos EUA

Executivo da marca descarta atuar no segmento de picapes como a Ford Maverick e antecipa direcionamento da VW
Volkswagen Atlas Tanoak (conceito)

Volkswagen Atlas Tanoak (conceito) | Imagem: Divulgação

Uma importante declaração de Hein Schafer, vice-presidente sênior de marketing de produto e estratégia da divisão norte-americana da Volkswagen, nos permite ter uma boa ideia do nível de comprometimento da fabricante com a eletrificação. 

Participando do podcast Autoline After Hours, o executivo revelou que a marca alemã tem nos planos o desenvolvimento de uma picape com propulsão completamente elétrica baseada na nova arquitetura MEB, a plataforma da VW destinada exclusivamente a veículos elétricos. 

Interessante pontuar que, ao responder a um ouvinte, Schafer descarta a ideia da VW criar uma rival para a Hyundai Santa Cruz ou a Ford Maverick nos EUA, picapes compactas-médias do porte da Fiat Toro nacional. De acordo com o executivo, a marca não está mais interessada em desenvolver novos modelos a combustão para o mercado norte-americano. 

A plataforma MEB nos dá a possibilidade e a oportunidade de desenvolver um tipo de picape média ou algo um pouco maior. Também não seria um mito pensar em algo de maior porte tomando como base a mesma plataforma. Se nós fazemos um SUV grande sobre a MEB, então uma picape grande também é algo que faria sentido”, analisou o executivo. 

Recentemente o universo de picapes 100% elétricas parece que está sendo dominado por modelos de maior porte. Além da Tesla Cybertruck, iniciativas como a Rivian R1T e a GMC Hummer EV parecem nortear o que podemos esperar da Volkswagen no segmento, ao menos nos EUA. Até mesmo modelos bastante tradicionais por lá, como é o caso da Ford F-150 e a Chevrolet Silverado terão versões completamente elétricas.

Volkswagen Atlas Tanoak (conceito)
Volkswagen Atlas Tanoak (conceito): picape elétrica da marca deverá ter porte de médio para cima
Imagem: Divulgação