Novo Fusca adere ao tuning na Europa

Versão preparada pela ABT tem motor 2.0 Turbo com potência elevada para 240 cv

Gostou do novo Fusca tunado? | Imagem: ABT Sportsline

O novo Volkswagen Fusca na versão que você encontra nas lojas pelo Brasil já é um carro e tanto. Bonito, confortável, moderno e com um dos conjuntos mecânicos mais avançados da categoria, o veículo com visual retrô traz um pacote que agrada. No entanto, na Europa há quem ainda não se dê por satisfeito com o pacote original e procura ajuda de preparadoras para acrescentar algo mais ao carro.

A ABT Sportline, preparadora alemã especializada em modificar veículos do grupo VW, desenvolveu um pacote de “algo mais” para o Fusca e o resultado é no mínimo interessante.

Avaliação: Novo Fusca reúne diversão e nostalgia

As modificações começam pelo visual. O carro recebeu rodas aro 20”, saias laterais, para-choques com desenho mais esportivos, duas saídas de escape maiores e com acabamento cromado e os faróis dianteiros têm um adesivo na parte superior dos bulbos que parece uma “sobrancelha”. E esse detalhe deixa o “Fuscão” com cara de mau. No interior as alterações são sutis, cabendo apenas as pedaleiras cromadas e logotipos da ABT estampados nos bancos a função de diferenciar a cabine.

Mas o que mais interessa nesse pacote são as modificações para o motor. O modelo igual ao vendido no Brasil, com propulsor 2.0 TSI de 200 cv e 28,8 kgfm de torque, ganhou uma nova configuração na ECU (central de gerenciamento eletrônico do motor) e o turbocompressor trabalha com mais pressão. A alteração elevou a potência para 240 cv e torque foi a 33 kgfm.

Veja mais: Novo Fusca tem versão especial nos EUA

O tuning do Fusca ainda contém freios com discos e pinças de alta performance, pneus com composto especial para render mais aderência e um novo jogo de suspensão para desempenho esportivo. A ABT não revela o quão mais veloz o carro fica com essas alterações, mas garante que ele é mais rápido e todo subdimensionado para correr, e muito!

O preço do pacote de modificações para o veículo pode variar de acordo com o que o cliente optar por adicionar ao veículo. A dose ideal de “pimenta” da ABT para o Fusca saí por cerca de € 5.000, cerca de R$ 16.000.