A nova geração do Volkswagen Jetta foi lançada no Brasil em 2018, mas os entusiastas do sedan sentiram falta daquela que é a configuração mais interessante do modelo e conferiu ao Jetta a fama de “esportivo disfarçado de sedan” que a marca alemã gostava tanto de divulgar. Mas a espera parece ter chegado ao fim, ao menos nos EUA. A Volkswagen aproveitou o Salão de Chicago para revelar o novo Jetta GLi, como o “jetão” 2.0 turbo é vendido por lá.

Concebido como um “Golf GTI com porta-malas”, o Jetta GLi faz jus à fama e traz sob o capô o mesmo propulsor 2.0 TSI que figura na versão esportiva do hatch médio. Nos EUA, o Jetta GLi conta com 231 cv de potência e 35,6 kgfm de torque. A Volkswagen não apresentou os números oficiais de desempenho, mas, trabalhando em conjunto com o câmbio de dupla embreagem com 7 marchas, podemos esperar respostas muito animadoras do modelo. Para o mercado norte-americano, a nova opção do Jetta também pode receber uma transmissão manual de 6 marchas.

Para aprimorar o controle dinâmico do sedan, a Volkswagen equipou o Jetta 2.0 turbo com diferencial de deslizamento limitado, rodas de liga leve aro 18”, sistema de freios herdado do Golf R e o conjunto de suspensão passa a ser independente nas quatro rodas com layout multibraço no eixo traseiro. A versão mais agressiva do Jetta também recebe sistema de amortecimento adaptativo.

Por se tratar da opção topo de linha, o Jetta GLi conta com um robusto pacote de equipamentos, com destaque para os alertas de ponto cego e tráfego cruzado, painel de instrumentos digital (Digital Cockpit), alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, teto solar, conjunto de luzes para ambientação da cabine com 10 opções de cores, entre outros.

No visual, o Jetta esportivo se destaca das demais versões por alguns atributos estéticos como para-choques dianteiro e traseiro mais agressivos, a grade frontal no estilo “colméia”, spoiler traseiro e escapamento com saída dupla cromada.

Como o Jetta 2.0 TSI contava com um forte apelo comercial aqui no Brasil e ele deixou saudade, será que chegou a hora da Volkswagen investir na opção GLi para o Brasil? Certamente a opção teria uma grande “demanda reprimida” por aqui...  

 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/