Os carros mais baratos do Brasil em 2017

Apenas dois modelos custam abaixo de R$ 30 mil, mas têm procura bem pequena por enquanto. Para sair com um veículo com o mínimo necessário é preciso desembolsar ao menos R$ 10 mil a mais
Chery QQ 2016

Chery QQ 2016 | Imagem: Divulgação

Há três anos, o AUTOO publicou uma matéria intitulada “Os carros que ainda custam menos de R$ 30 mil”. Na época já começava a ficar claro que o mercado para carros “pé-de-boi” estava desaparecendo por uma combinação entre mudança no perfil do consumidor, mais preocupado com conteúdo, com a dificuldade em financiar veículos 0 km e a própria crise econômica, então começando a pesar no bolso do brasileiro.

Hoje a situação só não é completamente diferente porque surgiram duas novidades no mercado que tentam buscar um cliente desaparecido e que só pode pagar até R$ 30 mil. São eles o inédito Renault Kwid na versão Life e o chinês nacionalizado New QQ, da Chery, o carro mais barato do país.

Por enquanto, eles respondem por poucas vendas: o QQ anda emplacando 400 unidades por mês e o Kwid acaba de estrear – apesar disso, não está claro se o consumidor vai mesmo optar pela versão de entrada, que não traz muita coisa.

AUTOO pesquisou novamente os modelos mais baratos do Brasil e constatou que para levar para casa um veículo zero km com um pacote mínimo (que inclui ar-condicionado, vidros elétricos e direção assistida) é preciso gastar algo como R$ 40 mil. É o preço do Nissan March Conforto, versão mais simples do hatch e um dos poucos carros que tinham opção abaixo de R$ 30 mil três anos atrás.

Há que se levar em conta que nesse período houve inflação de quase 20%, ou seja, numa simples atualização um carro que custasse R$ 30 mil em 2014 hoje teria um preço de R$ 36 mil apenas por esse cálculo. Por outro lado, salários certamente não acompanharam isso e comprar um modelo novo tem sido algo raro para a maior parte da população – basta ver a dificuldade em ver as vendas voltarem a subir.

A seguir os carros mais baratos em 2017 (preços de agosto):

1º Chery New QQ Life 1.0 – R$ 25.990

Em 2014, ele já figurava como o carro mais barato do mercado custando R$ 23 mil, mas era a geração anterior, pequena, sem apelo visual e importada. Agora o New QQ cresceu e é feito no Brasil, no entanto, para levar o modelo na versão Smile por apenas R$ 25.990 é preciso abrir mão de direção hidráulica e ar-condicionado, algo difícil de fazer. Ainda assim é possível contar com esses itens na versão Look e continuar abiaxo de R$ 30 mil. Contra o modelo está a baixa confiança do público nos modelos de origem chinesa, de certa forma justificada pela inconstância de sua atuação por aqui. A própria Chery lançou vários modelos e depois desistiu de vendê-los pouco tempo depois.

2º Renault Kwid Life 1.0 – R$ 29.990

A versão de entrada do Kwid é o que se considera um “chamariz” no mercado. O preço tem um fato psicológico de estar na casa dos R$ 20 mil, mas é pouco provável que atraia grande clientela. Embora não tenha opcionais, o Kwid Life traz quatro airbags, desembaçador traseiro e só. Quem for à concessionária ou ao site da Renault provavelmente vai se encantar com a versão Zen (R$ 35.390) que vem equipada com uma lista mais recheada de itens. Melhor que o velhinho Clio, presente na lista de 2014.

3º Fiat Mobi Easy 1.0 – R$ 34.210

Depois de um começo morno, hoje o Mobi já vende na casa das 6 mil unidades por mês. Mas persiste o mistério de um carro que não é barato nem minimamente espaçoso atrair interessados. Na nossa lista é o único com rodas aro 13 polegadas e não traz nada na versão Easy (R$ 34.210). É preciso gastar mais R$ 2 mil para equipá-lo com travas, vidros elétricos e desembaçador. Há três, a Fia oferecia o Uno Mille e o Palio Fire por bem menos.

Volkswagen Take up! 1.0 – R$ 37.990

O pequeno up! é a opção mais barata dentro da Volkswagen. A versão Take up! custa R$ 38 mil, mas só traz desembaçado traseiro além de rodas aro 14. Se equipá-lo com ar, direção, vidros e travas elétricas o preço salta para R$ 43.240, valor que já o coloca no patamar de Onix e HB20. Em 2014, essa mesma versão, mas com 2 portas, custava R$ 27.190. E ainda perguntam por que ele não vende muito.

Nissan March Conforto 1.0 – R$ 39.990

O March não tem vendido bem nos últimos tempos, mas não é por falta de um bom preço. Ele custa R$ 40 mil na versão de entrada Conforto e traz aquilo que se espera de um carro com bom custo-benefício: ar, direção, trio elétrico e até computador de bordo. Tem bom espaço e um motor 1.0 de 3 cilindros relativamente econômico. Três anos atrás, ainda mexicano, o hatch da Nissan custava bem menos, mas não trazia tantos mimos.

Ford Ka SE 1.0 – R$ 40.980 (preço promocional)

O Ka é outro carro cujo preço está bastante atraente, embora seja promocional (na tabela ele custa R$ 44.290). A versão SE pode sair por pouco menos de R$ 41 mil e traz na bagagem os mesmos itens do March mas com a central multimídia com Bluetooth. Não é à toa que o modelo da Ford é o 3º mais vendido do país. Bom para a marca que não tinha um modelo acessível há três anos.

Chevrolet Onix Joy 1.0 – R$ 41.690

O líder do mercado brasileiro pode ser comprado 0 km a partir da versão Joy, com visual antigo. O hatch compacto tem o indispensável (A/C, direção elétrica, vidros também elétricos na dianteira) e ainda monitoramento de pneus, mas a central multimídia MyLink não está na lista. Não é muito barato como o Celta antes da aposentadora, porém, você leva um carro maior e com boa dirigibilidade.

Hyundai HB20 Comfort 1.0 – R$ 43.000

O HB20 Comfort é o mais salgado da lista e, assim como o Onix, tem uma lista esperada de equipamentos, além de rádio com Bluetooth – para ter a central é preciso acrescentar R$ 1.590. Mas é um carro agradável de dirigir e com boa imagem no mercado por isso é vice-líder em vendas com boa margem para o Ka. Agora, são R$ 17 mil o separando do Chery QQ, uma imensidão.

E os outros baratos de 2014?

Da primeira lista apenas o QQ, March e up! seguem no mercado. A Fiat aposentou o Palio Fire e o Mille, a Renault, o Clio, e a Chery, o Face. A também chinesa Geely oferecia o GC2 por R$ 29,9 mil completo, mas não suportou as dificuldades do mercado brasileiro e saiu de cena com apenas 560 unidades emplacadas. Azar de quem tem pouco dinheiro no banco. 

Chery QQ 2016

Chery QQ 2016

March Conforto

March Conforto

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!