Os ótimos números de venda da Fiat Toro fizeram muitas marcas e consumidores enxergarem em modelos da nova categoria produtos muito desejados graças ao tamanho mais compacto da carroceria e o maior conforto ao rodar que oferecem em relação às picapes médias. Isso sem falar na capacidade de carga de uma tonelada que algumas versões das picapes compactas-médias oferecem.

Se a Renault já tem a Duster Oroch e a Volkswagen confirmou no Salão de São Paulo 2018 que vai colocar no mercado, possivelmente dentro de um ano, a picape derivada do conceito Tarok revelado na mostra paulista, a Ford também é mais uma fabricante que deseja pegar carona nessa moda.

Segundo alguns flagras realizados perto de complexos de desenvolvimento da Ford nos EUA, a marca norte-americana avança do desenvolvimento do que é conhecido até o momento como “projeto Courier”. Apesar de uma clara remissão para nós, brasileiros, da picape compacta que a Ford ofereceu no país, é bem possível que nos EUA esse produto inédito resgate um nome muito famoso para os norte-americanos, no caso a Ford Ranchero.

Clicando na foto principal você confere uma galeria com imagens do designer Kleber Silva, que nos permite ter uma ideia de como a inédita picape pode ficar em suas formas finais tomando como base produtos mais recentes da marca. 

Independente do nome, é muito provável que a Ford trabalhe no desenvolvimento dessa picape usando como base a plataforma do Focus, assim como ocorre com grande parte das concorrentes diretas. A Volkswagen Tarok, por exemplo, contará com uma variante mais robusta da plataforma MQB, a mesma arquitetura que sustenta os projetos de Polo, Golf, Virtus e cia.

Ainda é cedo para falarmos de mais detalhes técnicos, sobre a futura picape compacta-média da Ford, mas sabe-se que a marca conta com um bom leque de opções de motorizações nos EUA, como os propulsores 1.5 e 2.0, ambos com turbo e injeção direta. Assim como ocorre na Toro, a opção de uma motorização diesel também seria um atributo importante no modelo.

Vamos acompanhar mais detalhes sobre o desenvolvimento da futura picape da Ford na medida em que o projeto avançar. O lançamento, porém, deverá ficar para um período mais próximo de 2020 em diante. 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/