Projeções atualizadas: o que já sabemos sobre o Honda Civic 2022

Modelo estreia ano que vem sua 11ª geração e deverá trazer um bom conteúdo para fazer frente ao Toyota Corolla mais recente
Projeção de Kleber Silva para a 11ª geração do Honda Civic

Projeção de Kleber Silva para a 11ª geração do Honda Civic | Imagem: Kleber Silva

Toyota Corolla e Honda Civic travam uma batalha há vários anos pela preferência dos público no universo dos sedans, disputa esta que transcende fronteiras e continentes. Não só no Brasil, mas na Europa e EUA a dupla tem um papel relevante nos mercados e tudo o que envolve os dois modelos merece destaque.

A bola da vez é a próxima geração do Honda Civic, a 11ª na longa carreira deste produto de sucesso. Imagens recentes com os desenhos de patente do sedan e do hatch emergiram na internet ao longo da semana, as quais permitiram que o designer Kleber Silva trabalhasse em duas projeções que publicamos em primeira mão aqui no Autoo.

Sim, a semelhança entre o futuro Civic 2022 com o primo maior Accord será inegável, inclusive a tendência é que o porte do novo Civic será superior em relação ao sedan atual.

Com uma carroceria baixa e larga, a ideia da Honda é realçar cada vez mais a esportividade de seus sedans, cuidando também do foco no comportamento dinâmico para torná-los alternativas fortemente diferenciadas dos SUVs, delimitando os territórios de cada tipo de carroceria.

Ainda pelas projeções, notamos como o terceiro volume do Civic será notadamente pronunciado, sinalizando que a Honda também não vai economizar no comprimento total do sedan para favorecer o espaço para bagagens bem como a área livre para as pernas dos passageiros no banco de trás (com isso, o entre-eixos também pode trazer algum ganho em relação à atual geração).

Além de confirmar a estreia da nova geração do Civic para o segundo trimestre do ano que vem, a Honda já antecipou que a evolução do modelo contará com as carrocerias hatch e sedan, além das variantes esportivas Si e Type R. O Civic cupê, por sua vez, será descontinuado.

Em termos mecânicos, o Civic 2022 pode manter muitos elementos do modelo atual, como as opções de motor 1.5 turbo e até mesmo o 2.0 flex, ambos presentes no Civic nacional. Variantes eletrificadas, segundo a mídia especializada norte-americana, parecem não figurar em um horizonte muito próximo uma vez que a Honda já tem o Insight em sua gama. Construído sobre a mesma plataforma do Civic, o Insight é um híbrido que já está em sua terceira geração e mescla um propulsor 1.5 aspirado com um motor elétrico para entregar 154 cv de potência combinada.

Voltando ao Civic 2022, a tendência é que, além dos motores atuais, o sedan renovado preserve também o câmbio automático CVT.

Considerando que o Civic atualmente nas concessionárias foi lançado em 2016, é muito provável que a nova geração será nacionalizada dentro de dois anos, fechando assim o ciclo natural de mercado do produto atual.

Projeção de Kleber Silva para a 11ª geração do Honda Civic
Projeção de Kleber Silva para a 11ª geração do Honda Civic
Imagem: Kleber Silva
Assine a newsletter semanal do AUTOO!