Reforma visual do Toyota Yaris é flagrada no exterior: quais são os planos por aqui?

Atual geração do compacto vai ganhar sobrevida em alguns mercados onde já atua
Flagra do Yaris Sedã com nova dianteira no Vietnã

Flagra do Yaris Sedã com nova dianteira no Vietnã | Imagem: AutoPro/reprodução internet

Talvez uma das tarefas mais difíceis atualmente é tentar entender o que a Toyota prepara em um horizonte de curto prazo para sua gama de modelos de entrada, em especial em mercados emergentes como o brasileiro. 

Uma notícia que merece destaque nesta semana foi a divulgação por parte do site vietnamita AutoPro de uma reforma visual para a atual geração do Toyota Yaris Sedã comercializado no Brasil. Tal produto também é conhecido como Vios em alguns países asiáticos. 

O quebra-cabeça criado pela Toyota torna-se ainda mais complexo considerando que a marca revelou, no fim de 2022, o Yaris Ativ

O novo três volumes, ao menos em teoria, era esperado para ser o sucessor do Vios/Yaris Sedã, oferecendo uma plataforma bem mais moderna, amplo espaço interno e conteúdo de tecnologia superior. Contudo, o flagra no Vietnã deixa claro que a estratégia da Toyota também passa por preservar o modelo atual em certas regiões. 

Unidades em teste não contavam com alterações relevantes na parte traseira
Unidades em teste não contavam com alterações relevantes na parte traseira
Imagem: AutoPro/reprodução internet

E o Brasil, como fica? 

Hoje o Yaris em suas carrocerias hatchback e sedã figura como o modelo de entrada da Toyota no Brasil, com o dois volumes partindo de R$ 94.690 na configuração XL. 

Procurada pelo AUTOO, a Toyota nos explicou que não figura no curto prazo a descontinuação da gama Yaris nacional, atualmente produzida em Sorocaba (SP). 

É importante lembrarmos que a atual linha 2023 do compacto foi apresentada no começo do ano passado com discretos aprimoramentos estéticos e um reposicionamento de mercado, melhorando o conteúdo de série de algumas versões. 

Toyota Yaris 2023
Atual gama Yaris 2023 comercializada no Brasil
Imagem: Divulgação

Apesar de bem mais discreto em relação ao facelift que a Toyota prepara para o Yaris Sedã/Vios no Vietnã e alguns países vizinhos, a atualização estética do Yaris e do Yaris Sedã produzidos no interior de São Paulo ao menos garante a sobrevida dos dois produtos em um horizonte de médio prazo, algo como dois a três anos. 

Outro ponto importante a ser considerado é que a Toyota prepara a inclusão de mais um modelo na linha de montagem em Sorocaba. 

De forma oficial, a Toyota cita apenas que o novo produto está “ainda em discussão”, mas sabemos que tudo leva a crer tratar-se de um SUV compacto. 

Até onde conseguimos apurar de maneira extraoficial, a novidade em questão pode ser a nacionalização do Yaris Cross, sendo que o anúncio do projeto deve ser realizado ainda neste ano. 

Toyota Yaris Ativ
Toyota Yaris Ativ: nova geração do compacto apresentada na Ásia
Imagem: Divulgação

Outro produto recém-apresentado que deve ser mantido no radar é o Toyota Urban Cruiser Hyryder, SUV compacto lançado na Índia e desenvolvido especialmente para mercados emergentes, inclusive oferecendo opções mecânicas eletrificadas. 

Do ponto de vista lógico, o Urban Cruiser Hyryder tende a ser um SUV com credenciais mais competitivas para o mercado brasileiro em relação ao Yaris Cross, este concebido para regiões mais maduras, como a europeia.  

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Resta saber se o inédito SUV nacional abaixo do Corolla Cross poderia afetar de alguma forma a gama Yaris também montada em Sorocaba. Não nos parece o caso, ao menos levando em conta a declaração oficial da Toyota. 

Recentemente, a marca deixou claro que vai investir na eletrificação do seu portfólio nacional, inclusive tornando a mecânica híbrida flex mais acessível. 

Portanto, precisamos acompanhar com lupa as movimentações que a Toyota prepara em nosso mercado. Certamente, ao longo deste ano, pelo menos vamos conhecer de forma oficial qual será o novo produto destinado à unidade de Sorocaba, o que nos permitirá ter uma ideia mais exata sobre os próximos passos da Toyota por aqui. 

Fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) atualmente produz o Corolla Cross, Etios e a gama Yaris
Além do Corolla Cross, fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) deverá produzir um novo SUV 
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Honda City hatchback: para  órfãos do Golf e do Cruze

Honda City hatchback: para órfãos do Golf e do Cruze

Modelo é compacto na categoria, mas oferece espaço interno generoso. Veja avaliação
Aviação
5 jatos comerciais que não vendem nada

5 jatos comerciais que não vendem nada

Aviões são modernos e capazes, mas quase nenhuma companhia aérea os encomendou, inclusive um Embraer
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!