Rival do Pulse, SUV 7 lugares... o que a Renault está preparando para o Brasil

No longo prazo, marca francesa prepara boas novidades para o país
Projeção do site Kolesa antecipando o futuro SUV nacional da Renault

Projeção do site Kolesa antecipando o futuro SUV nacional da Renault | Imagem: Kolesa/Nikita Chuiko

Ao longo dos últimos meses a Renault está anunciando algumas mudanças estratégicas relevantes em seu portfólio nacional. 

No segmento de carros 100% elétricos, a marca oferece em seu portfólio o Kwid E-Tech como uma opção acessível para quem deseja migrar para o universo de modelos com este tipo de propulsão. 

Já em 2023, a Renault vai importar ao Brasil o Megane E-Tech, nome conhecido por aqui e que em sua geração mais recente evoluiu para um interessante crossover com motorização não poluente. 

Entre os modelos com propulsão térmica convencional, a Renault prepara-se para uma mudança importante em seu portfólio comercializado no Brasil. 

Em primeiro lugar, a marca trabalha em seu projeto HJF para substituir seus hatches compactos no país. 

A novidade, ao que tudo indica um SUV pequeno, vai inaugurar a produção local da plataforma CMF-B e deverá ter porte semelhante ao Fiat Pulse, atuando em igual faixa de mercado. 

Projeção do site Kolesa antecipando o futuro SUV nacional da Renault
Projeção do site Kolesa antecipando o futuro SUV nacional da Renault derivado do projeto HJF
Imagem: Kolesa/Nikita Chuiko

Com o projeto HJF, a Renault colocará no mercado um produto mais competitivo em relação ao Sandero e ao Stepway, além de mais condizente com sua nova diretriz global de priorizar a lucratividade em suas operações (com produtos de valor agregado superior) ao invés do volume de vendas em si. 

Sob o capô, o veículo derivado do projeto HJF também vai inaugurar o motor 1.0 turbo com injeção direta no portfólio da Renault, opção de propulsor que já está presente nas gamas de todas as rivais diretas da marca e que faz falta por aqui para tornar os modelos da empresa mais eficientes. 

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O lançamento do projeto HJF, entretanto, deverá ocorrer entre o fim de 2023 e começo de 2024, portanto em um intervalo de tempo não tão rápido quanto gostaríamos. 

Avançando para uma etapa posterior à estreia do projeto HJF, outras duas investidas são aguardadas por parte da Renault para deixar claro seu reposicionamento no mercado brasileiro. 

A primeira delas está relacionada com a próxima geração do Duster, a qual está em desenvolvimento pela Dacia e deverá estrear mundialmente entre 2024 e 2025. 

Segundo apurações da imprensa especializada global, o Duster completamente renovado vai preservar suas duas características mais fortes, no caso o custo-benefício agressivo e o apelo robusto. Porém, ao migrar para a plataforma CMF-B, seu projeto vai contemplar ganhos em segurança, tecnologia e também a possibilidade da eletrificação de seus conjuntos propulsores, algo inexorável, sobretudo na Europa, para atender normas de emissões cada vez mais restritivas. 

Renault Megane E-Tech
Renault Megane E-Tech
Imagem: Divulgação

Ao lado do novo Duster, outra iniciativa da Renault para o Brasil e demais mercados emergentes (como a Índia, por exemplo) reside na entrada da marca no segmento de SUVs 7 lugares. 

Para tanto, a aposta do Grupo Renault reside em um SUV derivado do conceito Dacia Bigster, o qual, aqui no Brasil, adotará uma identidade visual devidamente adaptada para a marca francesa. Apesar da subsidiária romena não ter entrado em detalhes sobre a parte interna do Bigster, seu comprimento de 4,60 m sugere que a oferta de três fileiras de assentos é plenamente viável para o veículo. 

Apesar de relegada ao esquecimento nos últimos anos, a categoria de carros nacionais com três fileiras de assentos promete ganhar força no médio prazo. 

Enquanto a Chevrolet deverá promover uma atualização ampla da Spin, a Citroën vai lançar por aqui em 2023 o irmão SUV com 7 lugares baseado na mesma família do C3, ambos produzidos em Porto Real (RJ). 

É provável que o SUV da Renault inspirado pelo conceito Dacia Bigster poderá adotar um posicionamento de preço acima da nova Spin ou do SUV 7 lugares da Citroën, mas certamente ele será mais competitivo financeiramente em relação a modelos como o CAOA Chery Tiggo 8 e o Jeep Commander, contudo preservando o mesmo apelo robusto dos dois modelos citados anteriormente. 

Ainda não sabemos quando a Renault deverá dar início a produção local de seu SUV 7 lugares, porém 2025 parece uma boa aposta. Vamos acompanhar de perto! 

Dacia Bigster: conceito revelado em 2021 será base para o futuro SUV nacional da Renault
Dacia Bigster: conceito revelado em 2021 será base para o futuro SUV nacional da Renault com 7 lugares
Imagem: Divulgação

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