Será que teremos o Hyundai Creta 1.6 turbo por aqui?

Opção foi lançada no fim de 2016 na China com o mesmo conjunto mecânico do New Tucson
Hyundai Creta 2017

Hyundai Creta 2017 | Imagem: Divulgação

Desde setembro de 2016, como noticiou o Indian Autos Blog, a Hyundai oferece uma versão muito interessante para o Creta na China, onde por lá é comercializado como ix25. O modelo recebeu uma configuração topo de linha que conta com o mesmo conjunto mecânico presente no Hyundai New Tucson, ou seja, o motor 1.6 turbo casado com o câmbio de dupla embreagem com 7 marchas.

Na China, o ix25 1.6 turbo (T-GDi) entrega 160 cv de potência e 25,4 kgfm de torque. Apenas como comparação, o New Tucson montado no Brasil oferece 177 cv e 27 kgfm de torque com o mesmo conjunto mecânico. Pode ser, talvez, que a Hyundai tenha optado por uma configuração mais “mansa” para o ix25/Creta pensando na economia de combustível.

Vale destacar que, pela lógica, não seria muito difícil a Hyundai adaptar o motor 1.6 T-GDi para o Creta nacional, uma vez vez que sua plataforma suporta o conjunto mecânico e o propulsor já é importado ao Brasil pela CAOA para a produção do New Tucson.

Considerando que o Creta mais caro atualmente conta com motor 2.0 na versão Prestige, tabelada em R$ 99.490. Um eventual Creta 1.6 turbo seria um oponente de peso para o Honda HR-V Touring, por exemplo, nova opção topo de linha do SUV compacto líder do segmento que chegou às lojas por R$ 105.900. O bom desempenho e baixo consumo que o propulsor 1.6 T-GDi em conjunto com o câmbio de 7 marchas podem proporcionar ao Creta o tornaria uma excelente opção dentro da categoria.

Vale destacar que, atualmente, apenas modelos como o Chevrolet Tracker e os Suzuki S-Cross e Vitara contam com opções de motores turbo. Em 2018, o Citroën C4 Cactus chegará também ao mercado brasileiro trazendo sob o capô o 1.6 THP, aumentando a oferta de SUVs que focam em motorizações mais eficientes. É um cenário que com certeza deve ser analisado pela equipe da Hyundai.

Consultando algumas fontes, o AUTOO apurou que, até o momento, não existe qualquer previsão de chegada do Creta 1.6 turbo às lojas. O posicionamento oficial da Hyundai Motor Brasil é de que "não há planos de produzir o Hyundai Creta com motor 1.6 turbo. Seguimos somente com as opções 1.6 e 2.0 aspirados". De qualquer forma, seguiremos acompanhando esse assunto.