Teste: Toyota Etios X 1.3 2019

Avaliamos o carro mais barato da Toyota no Brasil, que agora conta com os controles de tração e estabilidade de série
Toyota Etios 2019

Toyota Etios 2019 | Imagem: Divulgação

Ainda aguardamos a estreia (para muito em breve) do Yaris no mercado para ver como ficará a composição da gama Etios no Brasil, mas enquanto ainda não aborda o assunto, a Toyota preparou uma novidade bem interessante para o seu carro mais barato oferecido por aqui: a partir da linha 2019 o hatch e o sedã passam a contar com os controles de tração e estabilidade, o que rende pontos valiosos ao Etios no quesito segurança e já prepara o modelo para a legislação que vai vigorar a partir de 2020. 

Já veterano no mercado – o Etios foi lançado aqui em 2012 – além da importante dupla de segurança o modelo ganhou sutis aprimoramentos visuais. Na versão X 1.3 manual, a mais acessível do Etios e que escolhemos para nosso teste, as novidades ficam mesmo por conta da máscara negra para os faróis e a grade frontal completamente preta. Ao longo dos anos, justiça seja feita, a Toyota aqui no Brasil se esforçou muito para amenizar a herança de um projeto de baixo custo e foi tornando o Etios mais sofisticado ao longo desses quase sete anos. Hoje com um painel de instrumentos digital no centro do painel, além de plásticos e tecidos melhores para a cabine, o Etios tornou-se mais agradável de olhar e também para se conviver no dia a dia.

Podem criticar o design e o visual pouco trabalhado de sua carroceria, mas é inegável que o toque da engenharia japonesa se faz presente na escolha de dimensões corretas para o hatch. Com 3,88 m de comprimento, 1,69 m de largura e 2,46 m de entre-eixos, o Etios acomoda muito bem 4 adultos em sua cabine e o porta-malas de 270 litros não está tão distante assim do que hoje encontramos em modelos mais modernos como o VW Polo e o Fiat Argo, ambos com 300 litros de espaço no compartimento. 

Na versão de entrada de um carro concebido para ser barato, é natural que você já abra a porta sem querer encontrar muitos luxos, mas apesar de toda a simplicidade o Etios X entrega o que no fim todo mundo deseja encontrar em qualquer automóvel: um interior sem barulhos ou falhas nos encaixes, com uma construção executada de forma competente.

Essa qualidade japonesa também é notada ao rodar com o Etios X 1.3 manual. Suspensão, câmbio e direção são firmes e robustos. A direção com assistência elétrica não cansa no uso urbano e mostra-se precisa na estrada, enquanto a suspensão esbanja solidez e uma boa concepção para lidar com os buracos e o asfalto algumas vezes não muito caprichado de nossas vias.

Se você olhar para o mercado de hatches compactos com valores semelhantes ao Etios X, verá que a maior parte deles conta com motorização 1.0 e aqui reside o pulo do gato da Toyota. Ao equipar o Etios de entrada com um motor de deslocamente ligeiramente maior que os concorrentes, o modelo se sai melhor em muitas situações onde os hatches 1.0 deixam a desejar, como uma subida de serra carregado, por exemplo. Se esse é um cenário de uso constante para você, talvez seja interessante considerar o Etios X 1.3 com carinho.

Não tanto pelos 98 cv, mas sim pelos 13,1 kgfm de torque com etanol (a maioria dos motores 1.0 de aspiração natural entrega, em média, 10 kgfm), o Etios X é um carro bem esperto para o uso urbano e rodoviário. Na hora do consumo, outra surpresa muito agradável: ele chega a ser tão econômico quanto os rivais 1.0. Com gasolina e ajudado pelas 6 marchas muito bem escalonadas de sua transmissão, o Etios X alcança médias de 12,6 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Um VW Polo 1.0, apenas como comparação, fica em 12,9 e 14,3 km/l, respectivamente.

É bem provável que após a chegada do Yaris às concessionárias, o Etios sobreviva mais em suas configurações de entrada, como é o caso da X 1.3 manual avaliada aqui. Hoje ela parte de R$ 48.400 (ou R$ 53.440 com o conforto extra do câmbio automático). De série o Etios mais acessível já conta com o ESP e o controle de tração, trio elétrico, chave com telecomando, ar-condicionado, direção assistida, dentre outros recursos. Só falta mesmo acrescentar o rádio para você ter um Etios X com os principais equipamentos de conforto. Se você quiser, a marca oferece como acessório um aparelho com Bluetooth e CD Player a um preço sugerido de R$ 1.779.

Por esse valor, o Etios sabe trabalhar bem com o diferencial de seu motor 1.3 16V, já que, por R$ 44.990 você hoje encontra o Argo 1.0 nas lojas. Na mesma faixa, a Ford coloca no mercado o Ka 1.0 S e a Chevrolet entra na competição com o Onix Joy. Todos eles sem oferecer os controles de estabilidade e tração e movidos por motores “populares”. Um Polo 1.0 exige um cheque de, no mínimo, R$ 49.990, mas ao menos já conta com todos os equipamentos de conforto incluindo o rádio. Colocar os controles de tração e estabilidade no VW elevam seu preço para R$ 51.530.

A grande questão do Etios X manual encostar na barreira dos R$ 50.000 é que muita gente no segmento olha apenas para as cifras. Em uma realidade onde é possível encontrar hatches de proposta semelhante à do Etios custando em alguns casos cerca de R$ 5.000 a menos, embora sem as mesmas características técnicas, mas muitas vezes o consumidor desse segmento acaba optando por aquele que vai onerar menos o seu bolso.

Traçando um paralelo entre a brincadeira do “nutella” e “raiz”, se o Polo 1.0 é o hatch mais moderno e refinado, o bom e velho Etios é o nosso hatch raíz, aquele que pode não ser o mais bonito ou sofisticado, mas atende as principais qualidades que se espera de um carro novo: robustez mecânica, conforto, desempenho adequado com baixo consumo e um bom nível de segurança. Se esse é mais o seu perfil, ainda vale a pena estacionar o Etios na garagem de casa. Mesmo com a chegada do Yaris, o primo mais nobre dificilmente vai atuar na faixa de R$ 50.000, onde hoje o Etios X já está estabelecido com muita competência.

 
 
Toyota Etios 2018
 
Toyota Etios 2018
Toyota Etios 2018
Toyota Etios 2019
 
Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
 
Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
 
Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
 
Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
 
Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
 
Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
 
 

Ficha técnica

Toyota Etios 2019 X 1.3 16V flex manual 4p
Preço R$ 50.490 (03/2019)
Categoria Hatch compacto
Vendas acumuladas neste ano 8.699 unidades
Motor 4 cilindros, 1329 cm³
Potência 88 cv a 5600 rpm (gasolina)
Torque 12,5 kgfm a 4000 rpm
Dimensões Comprimento 3,884 m, largura 1,695 m, altura 1,51 m, entreeixos 2,46 m
Peso em ordem de marcha 988 kg
Tanque de combustível 45 litros
Porta-malas 270 litros
Veja ficha completa

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise