Toyota Yaris recebe interessante ''banho de loja'' na Ásia

Carroceria hatchback estreia aprimoramentos para se manter competitiva no mercado
Acima o Toyota Yaris 2023 apresentado na Tailândia

Acima o Toyota Yaris 2023 apresentado na Tailândia | Imagem: Divulgação

A divisão tailandesa da Toyota apresentou na última quinta-feira (9) uma interessante atualização para o Yaris comercializado localmente. A movimentação merece ser acompanhada de perto por nós aqui no Brasil, uma vez que o Yaris produzido em Sorocaba (SP) compartilha o mesmo projeto com o hatch asiático. 

Antes de falarmos especificamente das evoluções para o dois volumes, é importante lembrarmos que o Yaris sedã vendido na Ásia estreou, em 2022, sua nova geração. Batizado de Yaris Ativ, o sedã é baseado em uma arquitetura bem mais moderna (DNGA) e conta, inclusive, com opção de propulsão híbrida. 

O Yaris hatchback, por sua vez, não aparenta contar com um sucessor propriamente dito nos planos da Toyota. 

Logo, talvez para não sair da categoria de maneira abrupta, a marca optou por realizar um bom “banho de loja” no hatch para mantê-lo competitivo por mais algum tempo. 

Futuramente o hatch poderá ser substituído por um crossover pequeno, projeto que inclusive deve interessar ao Brasil

Voltando ao Yaris 2023 apresentado na Tailândia, como é possível notar nas imagens o hatch passou a contar com uma dianteira totalmente revista, com novos faróis, grade e para-choque. 

Interior ganhou novos materiais e central multimídia reposicionada
Interior ganhou novos materiais e central multimídia reposicionada
Imagem: Divulgação

A parte traseira recebeu um novo para-choque e, para o perfil, a Toyota apenas promoveu a aplicação de rodas de liga leve com novo design. 

É interessante salientar que os faróis passaram a contar com sistema de iluminação por LED, algo que está se tornando cada vez mais comum nos carros modernos e ainda não figura na gama Yaris nacional. 

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Por dentro, o Yaris 2023 tailandês passou a contar com uma revisão dos plásticos e outros materiais utilizados na cabine, adotando elementos de melhor qualidade percebida. Uma melhora relevante foi a atualização da tela da central multimídia, que ganha uma posição destacada no centro do painel e conta com 8”, tamanho condizente com aparelhos mais modernos. 

Central multimídia com tela maior é um dos destaques do facelift
Central multimídia com tela maior é um dos destaques do facelift
Imagem: Divulgação

Outro ganho relevante para o hatch fica para a atualização do sistema Toyota Safety Sense de assistentes de condução. As versões superiores do hatch passam a contar com monitoramento de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado traseiro, itens ausentes no Yaris nacional, por exemplo. 

De forma oficial, como já reportado por nós, a Toyota não confirma quaisquer perspectivas de mudanças para o Yaris nacional, o qual, inclusive, estreou melhorias há pouco mais de um ano

É importante levarmos em conta que a fabricante deixou claro que investirá cada vez mais em veículos eletrificados no Brasil, inclusive com opções mais acessíveis em relação ao Corolla e ao Corolla Cross. 

Portanto, pode ser que no longo prazo o Yaris de fato abra espaço para um modelo mais competitivo a ser produzido na planta de Sorocaba ou, quem sabe até, até o próprio Yaris Ativ. Vamos acompanhar. 

Na traseira, destaque fica para o para-choque renovado
Na traseira, destaque fica para o para-choque renovado
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Honda City hatchback: para  órfãos do Golf e do Cruze

Honda City hatchback: para órfãos do Golf e do Cruze

Modelo é compacto na categoria, mas oferece espaço interno generoso. Veja avaliação
Aviação
5 jatos comerciais que não vendem nada

5 jatos comerciais que não vendem nada

Aviões são modernos e capazes, mas quase nenhuma companhia aérea os encomendou, inclusive um Embraer
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!