A notícia, embora triste, não surpreende: a Ford deixará de produzir o Focus tanto na versão hatch quanto sedã a partir de maio de 2019 na Argentina. É o que adiantaram veículos especializados do país como o Argentina Autoblog e o que Autoo confirmou há pouco com a Ford brasileira.

A razão envolve a “queda na demanda pelo produto e no segmento de sedãs e hatchbacks tanto na Argentina quanto no Brasil”, o que “torna inviável continuar o fabricando como um produto rentável".

O fim da produção ocorre praticamente duas décadas depois de o modelo ser introduzido na região como substituto do Escort. Desde 1999 é fabricado na Argentina quando a primeira geração, então em linha com a versão europeia, chegou aos mercados da região com o estilo “New Edge” e suas linhas diagonais e provocantes.

Com excelente dirigibilidade e plataforma moderna, o Focus teve uma boa aceitação por aqui, mas isso não motivou a Ford a lançar a segunda geração em sintonia com a Europa. Foi preciso esperar a reestilização em 2009 para vermos esse nova leitura do modelo. Já a terceira geração desembarcou na região em 2013, novamente como um projeto global da marca – e que ainda recebeu um leve tapa no visual três anos depois. Este ano a montadora lançou na Europa a quarta geração do Focus e logo a filial sul-americana já fez questão de dizer que o novo carro não tinha a mínima chance de chegar aqui.

O problema é que as vendas tem caído a cada ano que passa e não por culpa do Focus ou qualquer um de seus concorrentes. O problema está ligado à ascensão dos SUVS que roubam mercado dos hatches há bastante tempo e agora já começam a incomodar os sedãs também.

Curiosamente, o Focus passou a vender mais a versão sedã – chamada nos últimos anos de Fastback – que o hatch, algo que era uma espécie de tabu desde os anos 2000. Mas mesmo o modelo de três volumes pouco atrai clientes: em 2018 foram pouco mais de 3 mil carros até agosto, equivalente a menos do que vende o Corolla num mês ruim.

A situação também não ajuda na Argentina, país que tem predileção por carros maiores comparado ao Brasil mas que vive uma crise econômica persistente.

Sobre o veículo que ocupará o espaço deixado pelo Focus na fábrica de Pacheco, a Ford argentina disse ao site que está “analisando vários projeos para o futuro da unidade”. Certamente esse modelo terá de ser um utilitário esportivo se quiser sobreviver na região.

 
 
Ford Focus 2014
 
A terceira geração chegou como projeto global
Ford Focus 2014
Ford Focus 2011
 
Versão reestilizada foi lançada no Brasil e Argentina em 2008
Ford Focus 2011
Ford Focus 2019
 
A quarta geração foi lançada na Europa este ano
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
 
Ford Focus 2019: modelo é o último a ser fabricado na Argentina
Ford Focus 2019
Ford Focus Fastback 2019
 
Ford Focus sedã ganhou novo sobrenome Fastback
Ford Focus Fastback 2019
Ford Focus 2005
 
Ford Focus da primeira geração: estilo new edge
Ford Focus 2005
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/