Vinte anos depois, Ford Focus deixará de ser produzido na Argentina

Modelo de porte médio sairá de linha a partir de maio e não deve ter substitutos no Brasil
Ford Focus 2019

Ford Focus 2019 | Imagem: Divulgação

A notícia, embora triste, não surpreende: a Ford deixará de produzir o Focus tanto na versão hatch quanto sedã a partir de maio de 2019 na Argentina. É o que adiantaram veículos especializados do país como o Argentina Autoblog e o que Autoo confirmou há pouco com a Ford brasileira.

A razão envolve a “queda na demanda pelo produto e no segmento de sedãs e hatchbacks tanto na Argentina quanto no Brasil”, o que “torna inviável continuar o fabricando como um produto rentável".

O fim da produção ocorre praticamente duas décadas depois de o modelo ser introduzido na região como substituto do Escort. Desde 1999 é fabricado na Argentina quando a primeira geração, então em linha com a versão europeia, chegou aos mercados da região com o estilo “New Edge” e suas linhas diagonais e provocantes.

Com excelente dirigibilidade e plataforma moderna, o Focus teve uma boa aceitação por aqui, mas isso não motivou a Ford a lançar a segunda geração em sintonia com a Europa. Foi preciso esperar a reestilização em 2009 para vermos esse nova leitura do modelo. Já a terceira geração desembarcou na região em 2013, novamente como um projeto global da marca – e que ainda recebeu um leve tapa no visual três anos depois. Este ano a montadora lançou na Europa a quarta geração do Focus e logo a filial sul-americana já fez questão de dizer que o novo carro não tinha a mínima chance de chegar aqui.

O problema é que as vendas tem caído a cada ano que passa e não por culpa do Focus ou qualquer um de seus concorrentes. O problema está ligado à ascensão dos SUVS que roubam mercado dos hatches há bastante tempo e agora já começam a incomodar os sedãs também.

Curiosamente, o Focus passou a vender mais a versão sedã – chamada nos últimos anos de Fastback – que o hatch, algo que era uma espécie de tabu desde os anos 2000. Mas mesmo o modelo de três volumes pouco atrai clientes: em 2018 foram pouco mais de 3 mil carros até agosto, equivalente a menos do que vende o Corolla num mês ruim.

A situação também não ajuda na Argentina, país que tem predileção por carros maiores comparado ao Brasil mas que vive uma crise econômica persistente.

Sobre o veículo que ocupará o espaço deixado pelo Focus na fábrica de Pacheco, a Ford argentina disse ao site que está “analisando vários projeos para o futuro da unidade”. Certamente esse modelo terá de ser um utilitário esportivo se quiser sobreviver na região.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa