Volks comemora o Dia Nacional do Fusca

No Brasil, 20 de janeiro é dia de celebrar a história de um dos carros mais emblemáticos do mundo

Volkswagen Fusca | Imagem: Volkswagen

Nesta terça-feira (20), a Volkswagen do Brasil e milhares de fãs comemoram o Dia Nacional do Fusca. Sim, o icônico carrinho da Volks merece um dia para chamar de seu no calendário, afinal é um dos carros mais carismáticos da história mundial do automóvel e que participou de momentos importantes da vida de muitos brasileiros.

Fabricado no Brasil de 1959 a 1986 e de 1993 a 1996, o "Fusquinha" tornou-se o modelo mais popular do país e, por isso, passou a tornar-se parte da paisagem nacional. Também pudera, foram mais de 3 milhões de unidades produzidas que ganharam garagens Brasil afora pela combinação de baixo custo de aquisição e manutenção, além da conhecida robustez. Quem nunca passou apuros em estradas difíceis a bordo de um Fusca e no fim tudo acabou bem (ou nem tão bem assim, mas vale a história)?

Veja também: Conheça os menores carros do Brasil 

Hoje, exemplares bem conservados ou restaurados são disputados por colecionadores, mas muitos continuam sendo usados no dia a dia como meio de transporte. Seja qual for o ano, o que fica evidente é que o modelo ainda tem muito fôlego pela frente. Em 1998, o retorno do Fusca foi marcado com o New Beetle, que fez muito sucesso. Se você é fã e tem saudade do carrinho, vale a pena conferir sua mais nova releitura, o novo Fusca. Porém, ele é um verdadeiro “canhão” equipado com motor 2.0 TSI de 211 cv, o mesmo do Jetta Highline. O TSI entrega toda sua cavalaria a partir dos 5.100 giros enquanto o torque máximo, de 28,55 kgfm, chega já a 1.700 rpm. Com câmbio DSG de dupla embreagem, o Fusca 2.0 tem velocidade máxima de 224 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. O preço de toda essa diversão é salgado, parte de R$101.300.

Conheça algumas curiosidades sobre o Fusca:
Seu nome oficial era Volkswagen Sedan
As primeiras unidades do Fusca vieram da Alemanha, em 1950
A produção no Brasil começou em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo
O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol
No Brasil, ele é conhecido como Fusca, mas dependendo da região ele tem outros apelidos carinhosos, como Fuca, no Rio Grande do Sul, e Fuqui, no Paraná
Ao redor do mundo, a semelhança do carro com um besouro levou ao nome Beetle (besouro em inglês)
No México o Fusca é conhecido como "Vocho"
Na França, o Beetle é chamado de “Coccinelle”, nome já utilizado no passado naquele país
Na Itália, o modelo também resgatou o nome Maggiolino
Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934