Volvo prepara a renovação do XC90 e mais uma importante novidade

Maior SUV da montadora sueca deverá estrear sua terceira geração em breve
Volvo XC90 2020

Volvo XC90 2020 | Imagem: Divulgação

Uma importante informação foi divulgada pela Motor Trend nesta semana. De acordo com a tradicional revista norte-americana, a Volvo já trabalha na profunda renovação de seus SUVs topo de linha.

Segundo o que foi apurado, a marca deverá lançar em 2021 a terceira geração do XC90, hoje seu SUV de maior porte na gama. Ainda sem muitas informações concretas sobre a novidade, especula-se nos bastidores que caberá ao XC90 atualizado estrear a evolução da plataforma SPA, arquiterura que sustenta o projeto atual do SUV. Prevista para ser chamada de SPA-II, a plataforma permitirá a oferta de conjuntos propulsores térmicos, híbridos plug-in e outros completamente elétricos.

Desenvolvido em paralelo com a nova geração do XC90, a Volvo deverá finalmente entrar na categoria dos SUVs cupê com o inédito XC100. O modelo deverá compartilhar grande parte dos elementos de design com o novo XC90, em especial na dianteira, porém combinando tudo isso com a silhueta de apelo esportivo.

O XC100, adianta a Motor Trend, deverá ser lançado provavelmente em 2023 como modelo 2024 e terá como um de seus grandes diferenciais a propulsão elétrica, integrando a gama Recharge da fabricante sueca. É esperado que o XC100 Recharge conte com dois motores elétricos, um em cada eixo, o que proporcionará tração integral ao SUV, bem como podemos apostar em um alto nível de desempenho e a presença de assistentes de condução avançados. É muito provável que o XC100 torne-se o SUV topo de linha da gama Volvo, portanto oferecendo alto nível de acabamento. Sem dúvida será uma adição muito interessante para a gama da montadora sueca e um rival de peso para modelos como o Audi e-tron, Mercedes-Benz EQC, entre outros. Vamos acompanhar de perto a evolução dos dois projetos! 

Volvo XC90 2020
Volvo XC90 2020
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!