Além da nova Frontier, confira cinco novidades esperadas entre as picapes para 2021

Mercado de caminhonetes promete ser aquecido no ano que vem, com estreias aguardadas para ao menos três categorias
Ram 1500 Limited 2021

Ram 1500 Limited 2021 | Imagem: Divulgação

O ano de 2020 já foi interessante para o segmento de picapes. Além da nova geração da Fiat Strada, a Volkswagen também já revelou a a Amarok V6 com motor revisado para entregar até 272 cv. Na Argentina, a nova Toyota Hilux começará a ser vendida em breve, chegando logo após ao Brasil. Mas, se você achou que este ano foi movimentado, 2021 promete ser ainda mais aquecido. Selecionamos seis caminhonetes que devem chegar ao Brasil no ano que vem.

Nissan Frontier

Após uma série de informações e imagens vazadas, a nova Nissan Frontier acabou de ser revelada nos mercados asiáticos e mexicano. Com visual mais robusto inspirado na Nissan Titan norte-americana, a novidade ainda teve o chassi reforçado. A caminhonete deve começar a ser fabricada na Argentina em 2021 também podendo chegar ao nosso mercado no ano que vem. O motor 2.3 turbodiesel deve ser mantido, com opções de 160 cv ou 190 cv.

Acima o facelift para a Nissan Frontier em sua nova versão voltada ao off-road
Acima o facelift para a Nissan Frontier em sua nova versão voltada ao off-road
Imagem: Divulgação

Peugeot Landtrek

Desenvolvida em parceria com a chinesa Changan, a nova Peugeot Landtrek começa a chegar a alguns mercados selecionados da América Latina em novembro deste ano. Para Brasil e Argentina, a novidade será montada em regime de CKD no Uruguai. A Peugeot-Citroën utilizará a linha de montagem da Nordex em Montevidéu (URU), de onde já saem hoje as vans Peugeot Expert e Citroën Jumpy. A picape média que irá rivalizar com a Hilux deve chegar em 2021 por aqui com opções de motores 2.4 turbo a gasolina de 240 cv e 32,6 kgfm ou com um 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,7 kgfm. 

Peugeot Landtrek 2021
Peugeot Landtrek 2021
Imagem: Divulgação

Fiat Toro turbo flex

Saindo das picapes médias e indo para as intermediárias, também estão prometidas alterações para a Fiat Toro. O modelo deverá receber um pequeno facelift no ano que vem, adotando a nova linguagem visual da marca e até mesmo uma grande tela vertical para a central multimídia, como nos produtos da RAM. No entanto, a maior expectativa é pela chegada da nova família de motores flex turbinados da Fiat Chrysler na picape, no caso uma unidade 1.3 para substituir o atual 1.8 aspirado. Rumores dizem que o novo propulsor pode superar 180 cv de potência.

Fiat Toro Ultra
Fiat Toro Ultra
Imagem: Divulgação

Fiat Strada CVT

A nova geração da picape mais vendida do Brasil mal chegou, mas já promete mais novidades. Com um foco maior no público que não usa a Strada apenas para trabalhar, a novidade conta com quatro portas, mas pecou por trazer apenas câmbio manual. Isso deve mudar em 2021, quando a Fiat deve introduzir uma nova opção de transmissão automático com relações continuamente variáveis (CVT). Sua estreia deve ocorrer próxima à data de lançamento dos motores 1.3 turbinados da marca.

Fiat Strada 2021
Fiat Strada 2021
Imagem: Divulgação

RAM 1500

Fechando as novidades da Fiat-Chrysler (FCA) para o mercado nacional de picapes, a RAM deverá introduzir no mercado brasileiro a RAM 1500. Promessa de longa data da marca, a caminhonete de porte grande ficará abaixo da RAM 2500 por aqui, mas sua estreia foi postergada em consequência da pandemia e da alta do dólar. Agora, unidades da 1500 já foram flagradas em testes no Brasil e a picape deve estrear no ano que vem com um motor 3.0 V6 turbodiesel com 264 cv de potência e 66,3 kgfm de torque.

Acima a RAM 1500 EcoDiesel 2020 em sua versão Limited
Acima a RAM 1500 EcoDiesel 2020 em sua versão Limited
Imagem: Divulgação

Chevrolet Silverado

Talvez em resposta às intenções da FCA em trazer a RAM 1500 ao Brasil, a Chevrolet afirmou recentemente que pode trazer a picape grande Silverado de volta. A declaração foi dada por um executivo argentino, que afirmou que picape pode estrear por lá no início de 2021, sendo ainda aberta a possibilidade do utilitário full-size ser importado do México também para o Brasil.

Chevrolet Silverado LTZ 2020
Chevrolet Silverado LTZ 2020
Imagem: Divulgação