Comprar um SUV compacto ou aguardar os novos Fiat Pulse e Citroën C3?

Modelos inéditos das duas marcas prometem criar uma boa dúvida entre os consumidores
Fiat Pulse 2022

Fiat Pulse 2022 | Imagem: Divulgação

Agora que já sabemos mais detalhes sobre o Fiat Pulse e o novo Citroën C3 nacional acabou tendo suas formas antecipadas por uma miniatura, é natural que o público mais afeito ao cenário automotivo comece a se questionar sobre os dois modelos, em especial quem está pensando em trocar ou adquirir um carro novo.

É fato que a destacada aceitação dos SUVs em diversos mercados ao redor do mundo levou, naturalmente, as fabricantes a investirem cada vez mais na categoria. Com isso, hoje temos modelos dos mais variados tamanhos e faixas de preço.

Um subsegmento que vai ganhar cada vez mais força daqui para frente diz respeito a uma nova classe de crossovers, em especial derivados de hatches compactos. Por aqui, modelos como o Volkswagen Nivus (derivado do Polo) e o CAOA Chery Tiggo 3X (projeto remonta ao Chery Celer) são dois bons representantes desse novo tipo de SUV de menor porte.

Em breve, Fiat Pulse e Citroën C3 deverão reforçar essa nova categoria, sendo que ainda existem rumores de que a Nissan eventualmente poderia nacionalizar o Magnite, aproveitando o espaço na linha de montagem em Resende (RJ) criado com o fim da produção do March por lá.

Mas vale a pena aguardar pelas novidades de Fiat e Citroën ou devo partir para um SUV compacto de uma vez?

Considerando os atributos positivos que Fiat Pulse e Citroën C3 deverão entregar, a paciência necessária para esperar os dois modelos pode ser amplamente recompensada.

O primeiro motivo é que as duas novidades vão estrear plataformas recentes e bem mais avançadas para as duas marcas aqui no Brasil, no caso a MLA dentro da linha Fiat e a CMP na gama Citroën.

Além de resultar em estruturas com alto nível de segurança para os dois modelos, uma arquitetura sofisticada permite a adoção de itens de tecnologia e assistentes de condução de última geração. A Fiat deixou claro que o Pulse deverá contar com um bom nível de eletrônica embarcada seja para conectividade bem como para garantir maior proteção aos passageiros. O mesmo podemos esperar para o novo Citroën C3, dependendo da estratégia de precificação que a fabricante adotar para ele.

No caso do Fiat Pulse, merece destaque a presença praticamente certa do novo motor 1.0 turbo com injeção direta que a Stellantis produzirá em Betim (MG). Tomando como referência o irmão 1.3 lançado nos novos Fiat Toro e Jeep Compass 2022, podemos esperar por um nível elevado de eficiência, com números interessantes de potência e torque.

Por fim, uma característica que funcionará com um excelente balizador na escolha de modelos como VW Nivus, Fiat Pulse e Citroën C3 em relação aos SUVs compactos tradicionais será o tamanho desses novos crossovers.

Há quem compre hoje em dia modelos como Jeep Renegade, VW T-Cross, Hyundai Creta, entre outros, porque simplesmente gosta do estilo robusto dos SUVs e da maior altura em relação ao solo, contudo esses utilitários esportivos acabam sendo um tanto quanto grandes demais para as necessidades do uso diário.

E é aí que modelos como Pulse e C3 podem fazer a diferença. Dispondo de carrocerias com cerca de 4 metros, eles podem ser a solução para o público que não precisa de um SUV muito maior. Como notamos no VW Nivus, por exemplo, esses crossovers ainda podem preservar a oferta de bons porta-malas e cabines suficientes para acomodar quatro adultos e uma criança, como encontramos hoje em um hatch compacto convencional da proposta de Fiat Argo e Volkswagen Polo. 

Em resumo, dependendo da sua necessidade e espaço e porta-malas, talvez seja mais prudente aguardar pela estreia do Fiat Pulse e do novo Citroën C3 nacional, sobretudo se você considera a compra de um SUV na faixa de R$ 100 mil. Provavelmente as duas novidades poderão entregar custo-benefício competitivo por esse valor e deverão mexer tanto com o segmento de hatches, bem como com os SUVs compactos.

A previsão é que o Fiat Pulse faça sua estreia dentro de dois meses, enquanto o novo Citroën C3 está cotado para chegar ao mercado por volta de setembro. 

Projeção de Kleber Silva para o futuro crossover nacional da Citroën
Projeção de Kleber Silva para o futuro Citroën C3 nacional
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa