Ford lança Focus com motor 1.0

Hatch na nova versão gera até 125 cv e percorre 24,9 km por litro de gasolina

Ford Focus | Imagem: Ford

Vai pensando que motorzinho 1.0 é artigo exclusivo de carros populares no Brasil. A Ford inicia nesta quarta-feira (1) as vendas do Focus (sim, o hatchback médio!) no Reino Unido equipado com propulsor de apenas 1.000 cm³.

Mas não é um motor comum, caso contrário o público britânico o renegaria. Trata-se do bloco 1.0 Ecoboost, com apenas três cilindros, mas compensado com sistema de injeção direta de gasolina e turbocompressor. Ele também não é nada fraco: há uma versão com 100 cv e 17,3 kgfm de torque e outra com 125 cv e 20,4 kgfm. É equivalente a um motor 1.6 “brasileiro”.

As características do Ecoboost colobaram principalmente para o baixo consumo de combustível. Segundo a divisão inglesa da Ford, o Focus 1.0 pode percorrer em média 24,9 km por litro de gasolina consumido na versão de 100 cv, enquanto a opção mais potente roda até 23,9 km/l.

O Focus de baixo consumo, no caso o modelo na terceira geração, ainda vem equipado com sistema Stop/Start, que desliga o motor em paradas curtas, freios regenerativos, para recarga da bateria, indicador de trocas de marchas e grade do radiador móvel, que se fecha em altas velocidades no intuito de melhorar a aerodinâmica do carro.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!