Novos Logan, Sandero e Stepway: o que esperar para os futuros compactos da Renault no Brasil?
Agora produzidos sobre uma nova plataforma, modelos deverão atingir seu auge em termos de equipamentos, segurança e até mesmo propulsão
Sem dúvida uma notícia que colaborou para inaugurarmos a semana com o pé direito foi a apresentação na Europa da terceira geração de Logan, Sandero e Stepway. A romena Dacia, responsável pelo bem-sucedido projeto que já completa 15 anos, confirmou para o dia 29 deste mês a apresentação definitiva do trio, revelando também mais detalhes técnicos e mecânicos.
Enquanto isso, o designer Kleber Silva rapidamente nos preparou algumas projeções em que podemos analisar o trio com o logotipo da Renault, uma vez que a nacionalização dos modelos renovados pode ser dada como certa.
Em sua re-estruturação global, a Aliança Renault-Nissan deixou claro que tem nos planos a apresentação de 7 novos modelos no Brasil olhando para o longo prazo, todos eles baseados na moderna plataforma CMF-B.
![Projeção de Kleber Silva para o novo Logan com a identidade da Renault Projeção de Kleber Silva para o novo Logan com a identidade da Renault](https://www.autoo.com.br/fotos/2020/9/960_720/renault2_07092020_33909_960_720.jpg)
Talvez chegando ao ponto de maior maturidade de seus projetos, Logan, Sandero e Stepway agora baseados em uma arquitetura muito mais evoluída conseguem não só entregar um design muito mais trabalhado e interessante, como também poderão trazer consideráveis evoluções do ponto de vista mecânico e do nível de equipamentos.
![Projeção de Kleber Silva para o Sandero R.S. baseado na nova geração do hatch Projeção de Kleber Silva para o Sandero R.S. baseado na nova geração do hatch](https://www.autoo.com.br/fotos/2020/9/960_720/sandero1_08092020_33921_960_720.jpg)
A plataforma CMF-B poderá trazer ao trio de compactos até mesmo a possibilidade de um conjunto propulsor eletrificado como opção, uma tremenda evolução para modelos que nasceram com a premissa do baixo custo, porém precisam se adaptar para uma época de regras de emissões cada vez mais rígidas.
Motores térmicos muito mais eficientes, como o atual 1.0 tricilíndrico e, quem sabe, até mesmo o 1.3 turbo desenvolvido pela Aliança Renault-Nissan com a Mercedes-Benz, podem figurar sob o capô dos três modelos em conjunto com a nacionalização.
![Projeção de Kleber Silva para o novo Sandero com a identidade da Renault Projeção de Kleber Silva para o novo Sandero com a identidade da Renault](https://www.autoo.com.br/fotos/2020/9/960_720/renault4_07092020_33911_960_720.jpg)
Também podemos esperar por notáveis evoluções na parte interna dos novos Logan, Sandero e Stepway, talvez passando pela adoção de uma central multimídia mais avançada e a oferta até mesmo de assistentes de condução sofisticados. Pelas imagens do trio reveladas pela Dacia na Europa, já é possível notar alguns elementos como sistema de chave presencial e até, possivelmente, o assistente de estacionamento, como os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro posicionados inclusive nas laterais dos para-choques sugerem. Em combinação com tudo isso, o monitoramento de pontos cegos também é outro item que poderá figurar no trio uma vez que sua tecnologia também utiliza grande parte desses sensores.
![Novas gerações de Sandero, Stepway e Logan com o visual da Renault Novas gerações de Sandero, Stepway e Logan com o visual da Renault](https://www.autoo.com.br/fotos/2020/9/960_720/sandero2_08092020_33922_960_720.jpg)
É fato que, aqui no Brasil, para concorrentes com modelos como as duplas VW Polo/Virtus, Chevrolet Onix/OnixPlus, entre outras, os compactos nacionais da Renault precisavam entregar um conteúdo de tecnologia ainda melhor, algo que certamente farão a partir da terceira geração. Com um design também muito mais cativante aos olhos, as chances de sucesso comercial do trio crescem enormemente.
Considerando que a segunda geração dos Renault Logan, Sandero e Stepway estreou no Brasil apenas em 2019, certamente os modelos ainda podem levar um bom tempo para migrarem para a nova plataforma por aqui. Algo no intervalo entre 2022 e 2023 nos parece uma aposta mais plausível. Vamos acompanhar de perto as movimentações da Renault e seguiremos noticiando tudo aqui no Autoo. Fique de olho!
![Projeção de Kleber Silva antecipando a terceira geração do Sandero com o visual da Renault Projeção de Kleber Silva antecipando a terceira geração do Sandero com o visual da Renault](https://www.autoo.com.br/fotos/2020/9/960_720/sandero3_08092020_33923_960_720.jpg)
Recomendados por AUTOO
![Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?](https://i.ytimg.com/vi/icusRSjEAHs/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCNACELwBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBv43UA8AiRtCZDMb-csvZCYXawXA)
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?
5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje![Embraer revela seu primeiro táxi-voador!](/fotos/Eve_Prototype_01-380x250.jpg)
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!
Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024![Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/7/296_222/royal-enfield_guerrilla-450_2024_19_17072024_60027_296_222.jpg)