Quer gastar pouco? Então pense no Ka 1.5 e outros hatches usados até R$ 50 mil

Entre os modelos com motor acima de 1.0, existem os fazem mais de 15 km/l, conforme o Inmetro
Ford Ka

Ford Ka | Imagem: Divulgação

Geralmente, quem busca por um carro usado mais barato e econômico, acaba sempre pendendo para os hatches 1.0. Mas com cerca de R$ 50 mil - ou quase 50% a menos que o Fiat Mobi Like 1.0 0 km - é possível pechinchar por usados mais potentes. 

VEJA TAMBÉM:

Estamos falando de hatches cujos consumos chegar a mais de 15 km/l na estrada com gasolina, segundo o Inmetro. Ficou interessado? Então se preparem para a seleção dos 5 modelos mais econômicos, com motores que têm acima de 1.0 litro de cilindrada, o que garante mais agilidade no dia a dia, principalmente nas ultrapassagens.

5º- Ford Ka SE 1.5 12V Flex 2019

Ford Ka
Ford Ka 1.5, de três cilindros, está entre os hatches acima de 1.0 mais econômicos
Imagem: Divulgação

A terceira geração do Ford Ka surgida em 2014 trouxe grandes evoluções tais como o espaço interno melhorado, acrescido finalmente da configuração quatro portas. Aliado a isso, a montadora passou a equipá-lo com o de quatro cilindros 1.5 16V Flex Sigma de até 110 cavalos de potência e 14,8 kgfm de torque, ideal para quem não se contenta com o 1.0 de três cilindros (85 cv).

Além de trazer desempenho superior, proporcionado com a ajuda do câmbio manual de cinco marchas, o Ka é dono de um dos menores consumos de combustível na categoria acima dos motores 1.0.

  • Preço: R$ 50.290 (FIPE)
  • Consumo na cidade: 8,4 km/l (etanol) e 12,5 km/l (gasolina)
  • Consumo na estrada: 10,3 km/l (etanol) e 15 km/l (gasolina)

4º- Toyota Etios X 1.3 16V Flex 2018

Toyota Etios 2018
Toyota Etios 1.3 é uma boa pedida entre os hatches compactos que gastam pouco combustível
 Imagem: Divulgação

Fabricado na planta da Toyota de Sorocaba (SP) desde 2012, o Etios foi um projeto indiano pensado para mercados emergentes e, no Brasil, teve poucas mudanças até deixar de ser vendido em 2021. Inicialmente foi adotado o 1.3 16V flexível de quatro cilindros com até 90 cv e torque de até 12,8 kgfm, ligado à transmissão manual de cinco velocidades.

Ele pode até não ter o mesmo desempenho do primeiro colocado da lista, mas em compensação estará mais amparado por conta das redes de assistência técnica autorizadas espalhadas pelo Brasil. Outros pontos a favor do hatch da Toyota são o espaço interno e a robustez do conjunto motriz.

  • Preço: R$ 50.007 (FIPE)
  • Consumo na cidade: 8,6 km/l (etanol) e 12,6 km/l (gasolina)
  • Consumo na estrada: 9,8 km/l (etanol) e 14,2 km/l (gasolina)

3º- Chevrolet Onix Effect 1.4 8V Flex 2017

Chevrolet Onix
Chevrolet Onix com motor 1.4 tem desempenho razoável e consegue ser econômico no dia a dia
Imagem: Divulgação

Desde o início de seu lançamento no Brasil, em 2012, o Onix encantou o brasileiro com suas inúmeras qualidades. Robustez, confiabilidade e bom valor de revenda, no mercado de usados, virou alvo fácil por motoristas de aplicativo e trabalhadores autônomos. O visual esportivo ficou por conta da Effect, versão surgida em 2014 que tinha como base a topo de linha LTZ.

Fez tanto sucesso que a moda voltou na linha 2018, já com a frente reestilizada. Equipada só com o motor bicombustível 1.4, rende a potência de até 106 cv e torque de até 13,9 kgfm, conectado a uma caixa mecânica de seis trocas.

  • Preço: R$ 49.315 (FIPE)
  • Consumo na cidade: 8,6 km/l (etanol) e 10,2 km/l (gasolina)
  • Consumo na estrada: 10,3 km/l (etanol) e 14,9 km/l (gasolina)

2º- Citroën C3 Attraction Puretech 1.2 12V Flex 2020

Citroën C3
Citroën C3 é outro hatch compacto com motor maior que 1.0 litro que vale a pena
Imagem: Divulgação

O primeiro Citroën C3 surgiu em 2003 e recebeu algumas atualizações importantes. Uma delas ocorreu em 2012, quando o hatch da marca francesa ganhou a segunda geração, que ficou com design mais esportivo e moderno. Nos modelos mais baratos, havia a opção do motor 1.5, de quatro cilindros (93 cv e 14,2 kgfm), mas que em 2016 foi trocado pelo Puretech 1.2 12V (90 cv e 13 kgfm) de três cilindros e ainda mais econômico.

Em compensação, o câmbio se manteve o mesmo, ou seja, do tipo manual, com cinco marchas. É uma opção de hatch completo e com um custo-benefício interessante para quem quer fugir dos 1.0, mas que ofereça baixo consumo de combustível. 

  • Preço: R$ 47.818 (FIPE)
  • Consumo na cidade: 9.3 km/l (etanol) e 13,2 km/l (gasolina)
  • Consumo na estrada: 10,1 km/l (etanol) e 14,8 km/l (gasolina)

 

1º- Peugeot 208 Active 1.2 12V Flex 2019

Peugeot 208
Peugeot 208 1.2 consegue ser o hatch compacto acima de 1.0 mais econômico, segundo o Inmetro
Imagem: Divulgação

O Peugeot 208 compartilha o mesmo propulsor do “primo” Citroën C3 e transmissão manual de cinco marchas. Apesar de ambos compartilharem este mesmo conjunto motriz, de acordo com os dados do Inmetro, o hatch da marca do leão é ligeiramente mais econômico.

A explicação dada à época do lançamento pelo grupo PSA Peugeot Citroën é que apesar de ambos terem motor com a mesma calibração, a diferença no consumo estava no peso e no coeficiente aerodinâmico. Assim, na nossa lista dos cinco hatches com motorização acima de 1 litro mais econômicos do Brasil na faixa dos R$ 50 mil, o troféu vai para o Peugeot 208. 

  • Preço: R$ 49.801 (FIPE)
  • Consumo na cidade: 9.6 km/l (etanol) e 13,9 km/l (gasolina)
  • Consumo na estrada: 10,7 km/l (etanol) e 15,5 km/l (gasolina)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ford Ka

Ford Ka

Citroën C3

Citroën C3

Ford Ka

Ford Ka

Ford Ka 2019 à venda no mercado europeu

Ford Ka 2019 à venda no mercado europeu

Ford Ka Urban Warrior

Ford Ka Urban Warrior

Ford Ka Urban Warrior

Ford Ka Urban Warrior

Chevrolet Onix

Chevrolet Onix

Peugeot 208

Peugeot 208

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise