Não basta querer um utilitário esportivo na garagem, é preciso escolher entre diversos modelos numa lista que só vai aumentar sem falar nas inúmeras versões disponíveis. Os preços podem ir de R$ 70 mil a bem mais de R$ 100 mil na categoria dos SUVs compactos, onde se destacam, por exemplo, o Honda HR-V e o Nissan Kicks.

Mas, afinal, o que o público brasileiro tem preferido em cada um dos 10 modelos mais vendidos da categoria e o que pode significar isso para você que está de olho em um deles? Autoo mostra a seguir com exclusividade quais são as versões mais vendidas desses carros:

1º - Honda HR-V EX CVT – Preço R$ 95.600*

O HR-V ainda é o líder do segmento mas nunca esteve tão ameaçado como em 2018. Conhecido pelo bom espaço interno e design atraente, o modelo da Honda é mais procurado na versão EX com câmbio CVT. Ou seja, é um pacote intermediário que fica entre o EXL e o LX e oferece um pacote respeitável mas que não inclui, por exemplo, a central multimídia.

2º Nissan Kicks SV CVT – Preço R$ 87.490

Depois que passou a ser produzido no Brasil, o Kicks subiu nas vendas e ganhou novas versões como a SV, hoje a mais popular do modelo da Nissan. Ela responde por nada menos que 39% das vendas e perde pouca coisa em relação ao pioneiro Kicks SL. O controle de tração e estabilidade, por exemplo, foi mantido. E seu preço está entre os mais em conta do segmento.

3º Jeep Renegade Longitude 1.8 flex – R$ 93.990

A Jeep oferece uma enorme variedade de versões do Renegade, incluindo o motor diesel, coisa rara nessa categoria. Por isso, o modelo mais vendido detém apenas 22% do mix, ou seja, as vendas estão pulverizadas entre vários carros. No caso, a escolha do público é pelo Renegade Longitude flex, com motor 1.8 e câmbio automático de seis marchas. Ele traz de série itens como rodas de liga aro 18, ar-condicionado de duas zonas e sistema Start-Stop, entre outros.

4º Hyundai Creta 2.0 Prestige automático – R$ 102.580

Eis aqui uma raridade, um modelo que utiliza motor 2.0 litros. A Hyundai até oferece versões com motor 1.6 mas de desempenho modesto. Por isso não é de se estranhar que o Prestige seja o mais vendido hoje com 41% da preferência. Ele só esteve ofuscado no ano passado pela exclusiva versão PCD Attitude 1.6 automática que ‘bombou’ no mercado. É um modelo que não decepciona nos itens, mas que também não traz nada de novo.

5º Ford EcoSport Freestyle 1.5 automático – R$ 91.590

Depois do banho de loja que recebeu, o EcoSport melhorou muito, ainda mais pela boa escolha do motor 1.5 de três cilindros que junto do câmbio automático de seis marchas recolocaram o Ford no caminho certo. Mas foi o interior é a ótima central multimídia que deram o toque final no pioneiro SUV compacto do mercado. Uma coisa permaneceu igual: a boa procura pela versão FreeStyle, dona de 30% dos emplacamentos.

6º Chevrolet Tracker Premier – R$ 99.490

O mexicano Tracker está em alta em 2018, com vendas bem mais elevadas agora que conta com mais versões, mas é a top Premier que responde pelo maior interesse do público. São nada menos que 68% das vendas por um SUV com preço que beira R$ 100 mil. Como exclusividade, o Tracker agora vem equipado com um motor 1.4 turbo com injeção direta além de um design revisto.

7º Renault Captur Intense 1.6 CVT – R$ 89.950

Quando a Renault lançou o Captur no Brasil, o Autoo alertou que as versões realmente interessantes viriam mais para a frente e foi isso que ocorreu. Com câmbio CVT e um pacote intermediário, o Captur Intense CVT é hoje responsável por quase metade das vendas. É um casamento melhor do que o 2.0 16V e sua transmissão de 4 marchas, mas peca ainda por um desempenho um pouco tímido – afinal o carro é mais pesado que o Kicks, que utiliza o mesmo powertrain.

8º Renault Duster Dynamique 1.6 CVT – R$ 83.590

Assim como o Renegade também o Duster é vendido em diversas versões, o que confunde a cabeça do consumidor. Mas agora ao menos ele tem algumas boas opções como a Dynamique com câmbio CVT, um repeteco visto no Captur. Aqui a dupla melhorou a dirigibilidade do antigo SUV que pode valer para quem não tem mais de R$ 89 mil no bolso.

9º Peugeot 2008 Allure 1.6 automático – R$ 80.390

O 2008 é a prova que o mercado não busca preço em conta. Ele é o mais barato da lista e o penúltimo em vendas aqui. Ao menos a esperada adoção do câmbio automático de seis marchas fez o Peugeot melhorar seu desempenho tanto nas ruas quanto nas vendas. Com metade dos emplacamentos, o Allure automático é a escolha mais indicada na gama.

10º Suzuki Vitara 4Sport AWD – R$ 114.990

O crossover que assumiu o lugar do SUV da Suzuki tem vendas modestas afinal vem importado da Europa. Por isso quem manda aqui é justamente a versão mais equipada, inclusive com tração integral, a 4Sport AllGrip. Por quase R$ 115 mil, ela abocanha 39% das vendas do modelo. Pena que os números são bem pequenos.

* Preços em maio de 2018. Emplacamentos entre janeiro e março de 2018.

 
 
Jeep Renegade 2016
 
Jeep Renegade 2016
Jeep Renegade 2016
Suzuki Vitara 2017
 
Suzuki Vitara 2017
Suzuki Vitara 2017
Nissan Kicks SV Limited
 
Nissan Kicks SV Limited
Nissan Kicks SV Limited
Hyundai Creta 2017
 
Hyundai Creta 2017
Hyundai Creta 2017
Renault Duster 2017
 
Renault Duster 2017
Renault Duster 2017
Honda HR-V 2017
 
Honda HR-V 2017
Honda HR-V 2017
Renault Captur 2018
 
Renault Captur 2018
Renault Captur 2018
Peugeot 2008 2017
 
Peugeot 2008 2017
Peugeot 2008 2017
Chevrolet Tracker 2018
 
Chevrolet Tracker 2018
Chevrolet Tracker 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |