SUV bZ4X é o primeiro veículo 100% elétrico da Toyota

Marca japonesa revelou o primeiro membro da família "beyond Zero" (além do zero) no Salão de Xangai com direito a manche no lugar do volante
Toyota bZ4X 2022

Toyota bZ4X 2022 | Imagem: Divulgação

Ainda com o rótulo de conceito, a Toyota apresentou nesta segunda-feira, 19, no Salão de Xangai o bZ4X, seu primeiro veículo 100% elétrico. Como se esperava, o modelo é um SUV de baixa altura, com perfil voltado para o mercado europeu, sobretudo.

A aparição no salão chinês, no entanto, reforça o movimento das grandes montadoras de priorizar o público do país, hoje o maior mercado de automóveis do mundo. É o que fez a Ford mostrar o Evos, um crossover que terá a missão de substituir o Fusion e o Mondeo globalmente.

O bZ4X é o primeiro de uma série de veículos de emissão zero, ou em inglês "beyond Zero", daí a sigla. Ao contrário dos numerosos híbridos da marca como o Prius, o SUV é o que inglês se considera um “BEV”, ou veículo elétrico a bateria, ou seja, sem o uso de motores a combustão para auxiliar a propulsão ou a recarga. Ele utiliza a plataforma e-TNGA e foi desenvolvido em parceria com a Subaru, marca que já possui um relacionamento de longa data com a Toyota.

As linhas do bZ4X seguem um desenho já antecipado pela Toyota e lembra um RAV4 mais baixo e esguio. Há traços diagonais numerosos e um para-choque bastante destacado dada a ausência de uma grade de grande volume por razões óbvias. O conceito traz ainda elementos num tom escuro diferente da carroceria que talvez não sejam visto no modelo de produção.

O interior é o que mais surpreende: se optou por evitar a tendência das grandes telas horizontais integradas de outros carros modernos, a Toyota lançou mão de um volante em formato de manche de avião batizado de “steer-by-wire”, uma solução impensável diante da costumeira tradição da marca.

Toyota bZ4X 2022
Toyota bZ4X 2022
Imagem: Divulgação

A solução, conjugada com o cluster digital aberto, deu ares futuristas ao bZ4X, só prejudicados pela enorme central multimídia destacada e os difusores de ar retangulares. O console central, por sua vez, é elevado como num HR-V mas com maior espaço que ele.

Há um botão giratório para acionamento das marchas e outros acionadores como o freio de estacionamento eletrônico, o modo Eco, o assistente de estacionamento e o controle de tração. O espaço interno parece adequado e a fileira de trás tem o piso plano, um ponto positivo permitido por um carro elétrico.

Veja galeria de imagens do Toyota bZ4X

Direção eletrônica

O manche do bZ4X funciona de forma semelhante a alguns aviões comerciais da Airbus e Embraer, que usam o sistema “fly-by-wire”. Em suma, essa tecnologia elimina mecanismos físicos para acionar as rodas, substituindo por impulsos elétricos controlados por computador.

Por essa razão, o “steer-by-wire” pode ter esse formato afinal o motorista não precisará girar o volante em excesso para fazer uma curva mais fechada. Segundo a Toyota, “essa tecnologia dá ao motorista maior controle, removendo a interferência de superfícies irregulares da estrada e de frenagem, proporcionando uma resposta mais precisa de acordo com a velocidade do veículo e o ângulo de direção”.

O bZ4X é equipado com tração integral proporcionada por motores elétricos nos dois eixos que a marca garante, irá proporcionar um desempenho genuíno off-road e também maior segurança em estradas pavimentadas.

Toyota bZ4X 2022
Toyota bZ4X 2022
Imagem: Divulgação

Lançamento em 2022

A Toyota, no entanto, guardou os detalhes técnicos do bZ4X para uma outra ocasião. Ou seja, ainda permanece o mistério sobre que tipo de solução a bateria a empresa pretende lançar no mercado assim como o desempenho esperado do SUV, sobretudo em relação a autonomia.

A marca, no entanto, diz que o modelo terá parte da recarga feita por painéis solares e que suas baterias são maiores e mais potentes, mas por outro lado afirmou que o bZ4X terá um alcance competitivo.

Por enquanto se sabe que o bZ4X será vendido a partir de meados de 2022 na Europa e China, com outros mercados ainda por serem anunciados. O que a Toyota confirmou é que o SUV é um dos sete modelos da família “beyond Zero” que serão lançados até 2025, além de outros oito veículos elétricos a bateria ainda não detalhados.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa