Toyota Etios é sedã seminovo de confiança e econômico, a partir de RS 35 mil

Confira as qualidades e defeitos do modelo espaçoso com preço de carro popular antigo
Toyota Etios Sedã 2017

Toyota Etios Sedã 2017 | Imagem: Divulgação

O Toyota Etios Sedan foi lançado no final de 2012 e concorreu no segmento dos sedãs compactos, desenvolvido especialmente para os mercados emergentes. Entre os rivais, podemos citar Renault Logan, Ford Ka Sedan, VW Voyage, Chevrolet Prisma e Hyundai HB20S, entre outros.

VEJA TAMBÉM:

Para combater a vasta concorrência, o projeto, de origem indiana, foi concebido para regiões onde o segmento ainda estava em alta, como o Brasil. A grande vantagem está nas suas dimensões bem proporcionadas - 4,36 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,51 m de altura - que permite um porta-malas para lá de generoso. 

Com invejáveis 562 litros, até hoje é referência e supera sedãs atuais, a exemplo do campeão Fiat Cronos com seus 525 l. Atrás, dois passageiros não podem se queixar, graças aos 2,55 m de entre-eixos.

Na motorização, apenas o flexível 1.5 16V de até 96,5 cavalos de potência, ao contrário do hatch que também contava com o flex 1.3 16V (90 cv). O câmbio disponibilizado era sempre o manual de cinco marchas, mas a partir de 2017 foi trocado por uma caixa mecânica de seis mudanças, além da opcional transmissão automática de quatro velocidades.

Internamente, a lista de itens de série é bem recheada, trazendo direção elétrica, freios ABS com EBD, dois airbags (motorista e passageiro), alerta de uso de cintos, entre outros acessórios.

O ar-condicionado era opcional para a mais simples X, mas de série na XS, que acrescenta à lista maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de áudio, conta-giros, porta-malas com acabamento cromado e vidros e travas elétricos. 

A topo de linha XLS agrega faróis de neblina, rodas de liga leve, acabamento cromado nos difusores de ar, maçaneta na cor prata, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme. Fabricado na fábrica da Toyota de Sorocaba (SP), o Etios teve poucas mudanças até sair de linha em 2021. A produção brasileira continuou a atender países vizinhos como Argentina e Peru até 2023, deixando de produzir definitivamente o modelo.

PONTOS CRÍTICOS PARA CHECAR COM ATENÇÃO

Toyota Etios Sedan
Toyota Etios Sedan vem com o cluster no meio do painel para redução de custo de produção
Imagem: Divulgação

1- Acabamento

A linha Etios padece de um problema crônico do acabamento simples. De visual muito simplista, é fácil apresentar riscos ou desalinhamento e, com o tempo, acaba surgindo os indesejáveis e previsíveis ruídos internos. A linha 2014 foi melhorada, mas mesmo assim, os barulhos são inevitáveis.

2- Infiltração de água

Tanto o Etios Hatch quanto o Etios Sedan costumam apresentar infiltrações e acúmulo de água no assoalho do passageiro, do motorista e por dentro das portas. Dependendo do caso, a origem do problema pode estar nas borrachas de porta, conhecidas como pestana externa, por onde todo o líquido passa. 

3- Embreagem

Em média, um kit de embreagem é projetado para durar de 50 mil a 100 mil km, mas, no caso do Etios, muitos donos se queixam de ter de efetuar a troca bem antes disso. Os sintomas são pedal duro, fora os chiados e trepidações. Portanto, não deixe de andar com o veículo antes de realizar a compra.

4- Suspensão

Outra reclamação constante é a suspensão dianteira que apresenta pancadas secas. No caso mais grave, a revista Quatro Rodas em sua seção Autodefesa  publicou que a Toyota emitiu um boletim técnico (BS-004/18) às redes de concessionárias alertando “para uma possível quebra na solda da barra estabilizadora instalada no eixo traseiro”. 

5- Recall

Confira se o modelo já realizou os recalls dos seguintes itens: substituição do airbag do motorista em unidades produzidas entre 2015 e 2017; troca do airbag do passageiro das unidades fabricadas entre 2012 e 2017. Para saber mais informações, entre em contato com a Toyota.

QUAL VERSÃO VALE MAIS A PENA

Toyota Etios Sedan
Toyota Etios Sedan tem porta-malas enorme, de 562 litros de bagagem, bem maior do que muitos SUVs
Imagem: Divulgação

O Toyota Etios Sedan pode te fazer feliz por muito pouco, já que com R$ 35 mil no bolso, preço de carro popular 1.0 mais antigo, você tem à disposição um sedã ágil equipado com motor flexível 1.5 de até 107 cv. Pode ser muito bem usado como carro de motorista de aplicativo, já que seu consumo no centro urbano é de até 12,5 km/l. 

Se precisar usá-lo para viajar então, você vai rir à toa com os 15 km/l, sempre na gasolina. Se optar pelo etanol, os números caem para 8,5 km/l e 10,5 km/l, respectivamente. Só lembre de dar preferência às unidades intermediárias que já vem mais completas, inclusive com ar-condicionado, opcional para a versão mais simples X.

Porém o acabamento irá desapontá-lo, ainda mais se for pensar que é um Toyota. Não estranhe também quando trafegar por ruas mais acidentadas e começar a ouvir a “escola de samba tocar seus instrumentos”. Isso é um ponto negativo por conta do acabamento mais espartano e sem o material fonoabsorvente adequado. No entanto, para contornar a situação, lojas especializadas - conhecidas como “papa-grilos” - podem resolver esse inconveniente.

Como dito acima, o Etios Sedan goza de um porta-malas incrivelmente grande de 562 litros, maior até que o seu irmão mais rico Toyota Corolla, com seus 470 l. O senão, neste caso, vai para o sistema arcaico da abertura da tampa do tipo “pescoço de ganso” que acaba “roubando” parte do volume da carga útil.

O estilo nem vamos mencionar, pois é de gosto pessoal, ainda que seja polêmico pela maioria. Apesar disso, o sedã nas cores preta ou cinza vai bem e realça o visual, dando uma aparência mais moderna ao conjunto. 
Portanto, se você quer um carro mais racional, ele é perfeito para você. Só cuidado com a manutenção e com a falta de peças de reposição, conforme relatam alguns donos no site Reclame Aqui.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Toyota Etios Sedã 2017

Toyota Etios Sedã 2017

Toyota Etios Sedan

Toyota Etios Sedan

Toyota Etios Sedan

Toyota Etios Sedan

Toyota Etios Sedan

Toyota Etios Sedan

Toyota Etios Sedan

Toyota Etios Sedan

Toyota Etios Sedan

Toyota Etios Sedan

Toyota Etios Sedan

Toyota Etios Sedan

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise