Toyota RAV4 2017 chega ao mercado

Modelo será oferecido em versão única; confira o preço e equipamentos
Toyota RAV4 2017

Toyota RAV4 2017 | Imagem: Divulgação

Após a apresentação ao público brasileiro durante o Salão de São Paulo, em 2016, o Toyota RAV4 2017 chega às lojas a partir deste fim de semana. A chegada da novidade era mais do que aguardada uma vez que ainda era possível encontrar unidades – pasmem – modelo 2015 nas lojas vendidas ainda como zero quilômetro.

A partir de agora o Toyota RAV4 será comercializado em versão única, no caso a 2.0 Top com câmbio automático CVT e tração dianteira. O preço será tabelado em R$ 159.290.

As principais novidades do SUV médio concentram-se na dianteira, com destaque para a grade frontal e o para-choque redesenhados. Nas laterais, por sua vez, a principal novidade fica por conta de uma saia inferior e o novo design para as rodas de liga leve aro 17”. Na parte traseira, a única novidade é um aplique na tampa do porta-malas para ajudar na identificação da nova linha 2017.

As alterações resultaram em um pequeno aumento no comprimento, que passa de 4,57 m para 4,60 m na linha 2017 do modelo. O vão livre do solo, porém, agora apresenta uma melhoria considerável, passando de 176 mm para 191 mm. O entre-eixos e a largura seguem os mesmo, com 2,66 m e 1,84 m, respectivamente. A Toyota também destaca a estreia da nova cor Bronze Metálico para o modelo, que junta-se às tonalidades Prata Névoa, Cinza Granito, Preto Eclipse e Branco Pérola.

Por se tratar de uma versão única, o RAV4 2.0 Top 2017 passa a contar com uma lista de equipamentos mais generosa contemplando chave presencial com partida por botão, computador de bordo com sete funções e tela de TFT no painel de instrumentos, revestimento interno de couro, ar-condicionado automático digital com 2 zonas de atuação, ajustes elétricos para o banco do motorista, retrovisor interno eletrocrômico e uma completa central multimídia com tela de 7” que agrega recursos como interface de acesso à internet (Wi-Fi), áudio AM, FM, CD player e MP3, leitor de DVD, conexões USB, AUX e Bluetooth, 6 alto-falantes e nova antena no teto com formato “shark fin”, GPS e câmera de ré.

A Toyota destaca duas novidades importantes para o RAV4 2017, no caso a oferta do teto solar como item de série bem como os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. No quesito segurança, o RAV4 2017 traz os controles de tração e estabilidade, além de 7 airbags e sistema de fixação Isofix para cadeirinhas no banco traseiro.

No conjunto mecânico não há novidades e o Toyota RAV4 2017 segue movido pelo motor 2.0 16V a gasolina com 145 cv a 6.200 rpm e 19,1 kgfm de torque a 3.600 rpm. O câmbio é o automático CVT que oferece a opção de trocas sequencias por meio de 7 relações fixas criadas pela transmissão. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o RAV4 2017 é capaz de percorrer 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada, o que lhe confere nota “A” de eficiência dentro da categoria.

Aqui no Brasil como vários outros mercados no mundo, o principal concorrente do Toyota RAV4 é o Honda CR-V. Tabelado em R$ 148.000, o CR-V conta com motor 2.0 16V flex de 155 cv com etanol e câmbio manual de 5 marchas. Um diferencial importante do CR-V é oferecer o sistema de tração integral. A nova geração do modelo, contudo, já foi apresentada nos EUA e deverá chegar por aqui até o fim deste ano.