Land Rover transforma Discovery em jipão 'hi-tech'

Novo conceito vai originar uma nova linha de SUVs da marca com o mesmo nome

Land Rover Discovery Vision | Imagem: Land Rover

A Land Rover revelou nesta terça-feira (15) no Salão de Nova York, nos Estados Unidos, o conceito “Discovery Vision”, estudo que antecipa os detalhes visuais e novos itens tecnológicos que serão introduzidos na nova família Discovery, que deixará de ser composta apenas por um veículo para se transformar em uma linha de SUVs.

O projeto já é considerado o mais moderno criado pela marca britânica, com recursos inovadores como o “capô transparente” e a possibilidade de conduzir o veículo em trechos off-road do lado de fora por controle remoto. E não para por aí!

Veja mais: Land Rover Discovery comemora 25 anos com edição especial

Há também um dispositivo que permite que os passageiros do veículo conversem entre si através de telas de LCD. A lista de inovações ainda contém vidros com realidade aumentada, comandos acionados por gestos e faróis de laser adaptativos, que ampliam a luminosidade e focam exatamente onde o condutor deve enxergar.

A Land Rover também criou um sistema que faz pré-leituras do terreno por onde o veículo vai trafegar, efetuando mudanças automáticas nas configurações de suspensão, freio e motorização. Esse mesmo equipamento também consegue medir a profundidade de um trecho alagado e informa quando o trecho não for seguro.

A parte visual do conceito ainda remete ao Discovery atual, porém com muitas adequações no desenho. O primeiro detalhe que chama atenção são as bordas e quinas da carroceria mais arredondadas. Outra parte curiosa é a coluna C inclinada para frente. Mudam ainda as portas, sendo as traseiras de abertura no estilo “suicida”, e o conjunto óptico com faróis e lanternas de LEDs.

Na cabine chama a atenção a quantidade de comandos digitais para controlar os mais variados equipamentos do Discovery. Os controles do ar condicionado, áudio e modos de direção são acionados em telas sensíveis ao toque. O painel de instrumentos dispensou os recursos analógicos e adotou uma tela digital que pode ser configurada.

A Land Rover, porém, ainda não divulgou quando será lançada a versão final do novo Discovery, tampouco suas variantes.